Concursos

Prefeitura de Feira de Santana vai abrir vagas em Reda para agentes de trânsito

O prefeito demonstrou a sua insatisfação com relação ao trabalho que vem sendo realizado pelos agentes que trabalham atualmente na Superintendência Municipal de Trânsito (SMT)

06/10/2021 às 09h54, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A prefeitura municipal de Feira de Santana vai realizar até o final deste ano um processo seletivo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para contratação de novos agentes de trânsito para o município. De acordo com o prefeito Colbert Martins, em entrevista ao Acorda Cidade, a prefeitura está selecionando a empresa que irá realizar o certame.

“A seleção da empresa está saindo agora e esperamos que essas pessoas que estão trabalhando hoje como monitores de trânsito, ajudando as pessoas a atravessar as faixas, possam se qualificar, porque esses monitores sim têm um bom trabalho de mobilidade urbana”, afirmou.

O prefeito demonstrou a sua insatisfação com relação ao trabalho que vem sendo realizado pelos agentes que trabalham atualmente na Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Segundo ele, a categoria tem se recusado a exercer algumas atividades e por isso foi retirada uma gratificação chamada Adicional de Jornada Extra (AJE).

Também por essa razão a prefeitura decidiu colocar guardas municipais para exercer a função de fiscalizar o trânsito da cidade.

“O contrato desses agentes é administrativo, eles têm oito horas por dia de trabalho, e se tiver hora extra nós pagamos. Mas o AJE que dá forma como era e todos tinham é uma decisão da prefeitura não manter. E por isso nós ampliamos a oferta de serviços com a Guarda Municipal, da mesma maneira que a Polícia Militar era quem fazia o acompanhamento do trânsito. E como ambos são funcionários públicos, os guardas municipais e os agentes de trânsito, nós queremos que essa situação seja resolvida e que eles atuem da forma mais tranquila e mais respeitosa”, afirmou.

Conforme Colbert Martins, os agentes de trânsito deixaram de dirigir as viaturas e trabalham em horário administrativo oito horas por dia, de segunda a sexta, e a secretaria os distribui em alguns pontos da cidade. No entanto, para o gestor, é preciso que eles tenham uma ação mais efetiva na cidade.

“Eu acho muito importante que todos os agentes de trânsito reciclem suas atividades. Não quero nenhum cobrador de multa, mas se houver algum tipo de problema ou infração que as pessoas sejam penalizadas. O que eu quero é uma ação de mobilidade urbana. E começamos também a fazer atividades com as câmeras, estamos fiscalizando com câmeras e agentes da guarda e da SMT. Os agentes não estão trabalhando durante os feriados e aos finais de semana, e se recusam a trabalhar na Avenida de Contorno, porque dizem que não é responsabilidade deles. Se recusam a uma série de ações. Dessa forma o que estamos fazendo é mantendo os contratos, com eles recebendo o valor assinado em contrato, da atividade que foi feita em contrato. As viaturas estão paradas e têm poucas pessoas dirigindo. Estamos fazendo um treinamento do Sest-Senat pra que mais gente possa dirigir, porque todo motorista pode dirigir desde que tenha treinamento específico, e todos da Guarda Municipal”, completou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade