Feira de Santana

Neojiba comemora 14 anos com inauguração de novo espaço cultural e concertos com público

Dentre os destaques da programação, está a inauguração de um novo espaço cultural em Salvador, a Arca Neojiba.

05/10/2021 às 16h40, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O mês de outubro será de comemorações no Neojiba. O programa social do Governo da Bahia completa 14 anos no próximo dia 20 e irá celebrar o aniversário com uma extensa programação, que contará com eventos presenciais e online entre os dias 2 e 24 de outubro. Motivos não faltam para festejar. Ao longo da sua história, os Núcleos Estaduais de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia transformaram a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens de todo o estado e tornaram-se uma referência nacional e internacional na promoção do desenvolvimento social por meio da música.

Dentre os destaques da programação, está a inauguração de um novo espaço cultural em Salvador, a Arca Neojiba. Localizada no Parque do Queimado, na Liberdade, sede do programa, a Arca estará aberta a todos os talentos da comunidade, de diferentes linguagens artísticas. O espaço foi contemplado no edital de financiamento coletivo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Na primeira apresentação, no dia 16/10, às 16h30, estarão no palco integrantes do Neojiba e convidados, como o grupo de arte popular A Pombagem. O evento contará com a presença do público e seguirá todos os protocolos vigentes de prevenção à Covid-19, assim como as demais apresentações presenciais.

As comemorações dos 14 anos do programa também serão marcadas por outra estreia. Será a primeira vez que o Coro Juvenil do Neojiba irá encenar uma ópera. A peça escolhida foi “Dido e Enéas”, do compositor britânico Henry Purcell, considerada uma das maiores obras do período barroco. Serão quatro apresentações, com direção de Márcio Meirelles e coordenação da maestrina Lucie Barluet, nos dias 23 e 24/10, com sessões às 11h e 16h, no Teatro Vila Velha. Os espetáculos também contarão com a presença do público.

O Teatro Castro Alves, por sua vez, voltará a abrigar as orquestras do Neojiba pela primeira vez desde o início da pandemia. A Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves irão apresentar peças de Tchaikovsky, Saint-Saëns, Villa-Lobos, Carlos Gomes e Caetano Veloso. O concerto acontecerá no dia 17/10, às 17h, e será transmitido ao vivo pelas páginas do Neojiba no Facebook e no Youtube.

Os integrantes do programa também irão se apresentar numa série de recitais no Parque do Queimado, abertos ao público. Os ingressos de todas as apresentações presenciais estarão disponíveis gratuitamente no Sympla na véspera da realização dos eventos. O Parque abrigará ainda a transmissão ao vivo do musical "Os Saltimbancos", com vídeos gravados por integrantes dos núcleos do programa em Salvador e no interior da Bahia. Serão duas lives voltadas especialmente para as crianças, nos dias 9 e 10/10, às 11h, transmitidas pelo Facebook.

Além dos eventos públicos, a programação de aniversário terá encontros internos para os integrantes e instrutores do Neojiba, como o que abre as comemorações de aniversário, no dia 2/10. Pela manhã, serão apresentados e debatidos os resultados da pesquisa interna realizada com as crianças, adolescentes e jovens atendidas pelo programa.

O Aniversário de 14 anos do Neojiba é uma ação do Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da Solar Coca-Cola. O Neojiba é um programa social do Governo da Bahia, vinculado à

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).

Confira a programação completa:

Eventos públicos

7/10, às 14h – Live "Direitos das Crianças: brincar para educar", com a equipe de Desenvolvimento Social do programa – Transmissão pelo Youtube

9 e 10/10, às 11h – Apresentação ao vivo do musical "Os Saltimbancos", com vídeos gravados por integrantes de todos os núcleos do programa – Transmissão pelo Facebook

15/10, às 16h – Recital dos integrantes da Orquestra Pedagógica Experimental, Coro Infantojuvenil, Núcleo Cidade Sol (Jequié) e Núcleo Territorial de Vitória da Conquista – Transmissão pelo Facebook e Youtube

16/10, às 11h, no Parque do Queimado – Recital com integrantes da Orquestra 2 de Julho e da Orquestra Castro Alves – Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.

16/10, às 16h30, no Parque do Queimado – Inauguração da Arca NEOJIBA – Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.

16/10, às 19h, no Parque do Queimado – Octetos de Mendelssohn e Stravinsky, com integrantes da Orquestra 2 de Julho – Com a presença do público e transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.

17/10, às 11h, no Parque do Queimado – Obras de Câmara com coordenadores e Instrutores do NEOJIBA – Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.

17/10, às 17h – Concerto com a Orquestra 2 de Julho e a Orquestra Castro Alves no Teatro Castro Alves – Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.

20/10, às 19h – Apresentação ao vivo dos melhores momentos das comemorações de aniversário nos núcleos de Salvador e do interior da Bahia – Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube.

23 e 24/10, às 11h e 16h, no Teatro Vila Velha – Apresentação da ópera "Dido e Enéas", com o Coro Juvenil e direção de Márcio Meirelles. Com a presença do público. Ingressos gratuitos pelo Sympla, disponíveis na véspera da realização do evento.

Eventos internos

2/10, às 9h30 – Apresentação virtual dos resultados da Pesquisa Interna 2020 e debate com os integrantes do programa

9/10, às 13h – Apresentação virtual da final do "Solfejando", concurso de Solfejo com integrantes de diversos núcleos do programa

13 a 17/10 – Encontro presencial de capacitação do Núcleo Cidade Sol, em Jequié, e do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista

Sobre o Neojiba

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade