Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Novembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 29/09/2021 12h11.

Em avaliação do Ministério da Saúde, Cerest Feira mantém o melhor desempenho do Brasil

Entre 183 centros de referência, Feira é o mais bem avaliado.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Em avaliação do Ministério da Saúde, Cerest Feira mantém o melhor desempenho do Brasil
Foto: ACM

Acorda Cidade

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana apresentou o melhor desempenho em uma avaliação nacional realizada pelo Ministério da Saúde, alcançando 115 pontos – o índice máximo é 150.

Ano passado, Feira ficou em primeiro lugar no país, atingindo 130 pontos. Esta foi a maior pontuação entre os municípios avaliados.

“Ainda somos o mais bem avaliado na Bahia, atingimos a maior pontuação estre os estados e estamos entre as melhores do Brasil”, destacou Verena Liberal, coordenadora do órgão – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Esta avaliação possui o objetivo de contribuir com a qualificação dos Cerest por meio do Plano Nacional de Saúde 2020/2023, que visa qualificar as equipes conforme as necessidades da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast).

Nesta edição, foram avaliados 183 Cerest no país, conforme os quesitos de número de atendimentos, inspeções realizadas, ações de educação em saúde, ações de notificação, fortalecimento e aperfeiçoamento da gestão e do cuidado integral em saúde do trabalhador, discussões de caso, qualificação dos profissionais e entre outros. A qualidade das ações desenvolvidas pelos centros de referência é avaliada a partir de 83 indicadores.

“Já tivemos mais duas avaliações periódicas e continuamos nos sobrepondo aos demais Cerest do Brasil. Apenas 28 atingiram a pontuação satisfatória [100 pontos] e Feira de Santana continua sendo destaque. Isso mostra que estamos no caminho certo, pensando em proposições para proteção e prevenção dos trabalhadores”, afirma Verena Liberal.

Sobre o Cerest

Inaugurado em 2004, o Cerest presta atendimento aos trabalhadores com o estabelecimento do nexo causal, para reconhecer o adoecimento no trabalho, além de realizar inspeções em ambiente e processo de trabalho, vigilância epidemiológica em saúde do trabalhador e educação do trabalhador.

No ano passado, foram 294 notificações, 3 investigações de óbito por causas mal definidas e 96 inspeções em ambientes de processo de trabalho, além de 2.652 atendimentos no órgão, que abrange 27 municípios circunvizinhos.

Até agosto deste ano o órgão realizou 170 notificações, 89 inspeções em ambientes de processo de trabalho, 1.222 atendimentos e 23 investigações de óbito por causas mal definidas.

 

As informações da são da Secom de Feira de Santana.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rua São Domingos fica repleta de lixo após final da Libertadores
Feira de Santana

Rua São Domingos fica repleta de lixo após final da Libertadores

A limpeza começou a ser feita hoje.

Veículo bate em poste e parte da Avenida João Durval fica sem energia elétrica
Feira de Santana

Veículo bate em poste e parte da Avenida João Durval fica sem energia elétrica

No chão há estilhaços de acessórios do veículo.

Canal de esgoto no bairro Jardim Acácia transborda e água invade residências
Feira de Santana

Canal de esgoto no bairro Jardim Acácia transborda e água invade residências

Em período de forte chuva, o canal transborda e toda água invade as residências.

Vídeo

Persistência: vendedor de água mineral passa em concurso da PM Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 26.11:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram