Feira de Santana

Com estoque baixo, Banco de Leite do Hospital da Mulher precisa de doações

Lactantes podem doar e garantir o alimento de prematuros.

28/09/2021 às 09h16, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) está abaixo do necessário e precisa de doações para continuar atendendo os bebês que não podem receber o alimento de suas mães.

De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite do HIPS, mesmo com a campanha “Agosto Dourado”, as doações não foram suficientes para manter o estoque por pelo menos seis meses. Elas diminuíram significativamente durante o inverno.

“As doações são fundamentais para manter os estoques e continuar atendendo os bebês que não podem receber leite de suas mães”, afirma.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que até os primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno.

“Durante a campanha coletamos apenas 49 litros de leite materno e distribuímos 43 litros. Até o momento, nós temos uma reserva de 174 litros. No entanto, é necessário para mantermos o estoque nos próximos seis meses de, pelo menos, 366 litros do alimento”, informa Nadja Vieira.

A coordenadora do BL afirma que todos os dias são distribuídos entre 2,5 e 3 litros de leite. A distribuição prioriza os prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Nadja Vieira faz um apelo para as mães que produzem leite em excesso para que doem o alimento.

“Toda mulher sadia que esteja amamentando e com leite além da necessidade do seu filho, pode doar. É possível que o leite seja coletado e armazenado na própria casa da doadora, até que a equipe do Banco de Leite e o Corpo de Bombeiros façam a coleta. Isso é feito duas vezes por semana”, pontua.

O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Interessadas em doar devem manter contato através do número (75) 3602-7156/ 3602-7100.

 

As informações são da Secom de Feira de Santana. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade