Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 25/09/2021 15h13.

Laboratório Central detecta mais 58 amostras da variante Delta na Bahia

O Lacen-BA já realizou cerca de 700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Laboratório Central detecta mais 58 amostras da variante Delta na Bahia
Foto: Divulgação/ Sesab

Acorda Cidade

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou neste sábado (25), a detecção por meio de sequenciamento genético de mais 58 amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Com mais estes, a Bahia tem ao todo 72 casos registrados da variante, com dois óbitos.

Estes novos casos foram identificados em pacientes residentes nos municípios de Aporá, Baixa Grande, Barrocas, Bonito, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Cícero Dantas, Coribe, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Maracás e Nilo Peçanha, Maraú, Medeiros Neto, Muritiba, Nova Fátima, Pé de Serra, Prado, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vereda.

Anteriormente, 14 casos com a variante Delta foram notificados em residentes dos municípios de Conceição do Almeida, Feira de Santana, Medeiros Neto, Prado, Salvador, Sapeaçu, Senhor do Bonfim, Vereda, Vitória da Conquista,, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador.

De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “é importante destacar que estamos utilizando um protocolo novo, que não são de amostras aleatórias. Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos positivos ou que tenham casos anteriores da Delta”, explica a diretora.

A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, ressalta que “o novo protocolo permite que a vigilância epidemiológica atue de modo mais célere na identificação e monitoramento dos pacientes e dos municípios”, afirma a secretária. No entanto, Paim alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Vacinação contra covid-19 retorna nesta terça (19) com aplicação da segunda e terceira doses
Feira de Santana

Vacinação contra covid-19 retorna nesta terça (19) com aplicação da segunda e terceira doses

Nas unidades vinculadas ao Programa Saúde na Hora vacinação das 8h às 21h.

Mais de 50% da população acima dos 12 anos está completamente imunizada contra Covid-19 na Bahia
Covid-19

Mais de 50% da população acima dos 12 anos está completamente imunizada contra Covid-19 na Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 378 casos de Covid-19.

Após vencer o câncer de mama, médica destaca importância do diagnóstico precoce e apoio da família na luta contra a doença
Saúde

Após vencer o câncer de mama, médica destaca importância do diagnóstico precoce e apoio da família na luta contra a doença

Hoje curada da doença, ela avalia que a participação da família e dos amigos também foi fundamental para ...

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram