Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 25/09/2021 10h37.

Decreto autoriza Guarda Municipal a fiscalizar o trânsito em Feira de Santana

Medida é resultado de um acordo de cooperação Técnica firmado com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Secretaria de Prevenção à Violência e Direitos Humanos (Seprev).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Decreto autoriza Guarda Municipal a fiscalizar o trânsito em Feira de Santana
Foto: Washington Nery/ Secom

Acorda Cidade

A Prefeitura de Feira de Santana publicou um decreto, na manhã deste sábado (25), em que autoriza a Guarda Municipal a exercer funções relativas trânsito da cidade, cabendo também aos guardas municipais a partir de agora o dever de fiscalizar, autuar e aplicar medidas administrativas em caso de infrações.

A fiscalização de trânsito nas vias públicas municipais pela Guarda é resultado de um acordo de cooperação Técnica firmado com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Secretaria de Prevenção à Violência e Direitos Humanos (Seprev) nos termos da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro.

Conforme o decreto municipal, a Lei n° 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais atribuiu à categoria a competência para o exercício de atividades de trânsito nas vias e logradouros municipais.

(Veja o decreto na íntegra)

Desse modo, ficam atribuídas à Guarda Municipal de Feira de Santana o exercício das atividades específicas de fiscalização de trânsito, sob supervisão da Superintendência Municipal de Trânsito – SMT, as atribuições constantes nos incisos do art. 24, do CTB, a seguir descritas:

I - fiscalizar, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis relativas a infrações por excesso de peso e dimensões de veículos;

II – fiscalizar, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis relativas a infrações por excesso de lotação de veículos e de transporte irregular de passageiros;

III – executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis para infrações de uso de vagas reservadas em estacionamentos de edificações de uso público e edificações privadas de uso coletivo;

IV - fiscalizar, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis relativas a infrações de trânsito e efetuar levantamento dos locais de acidentes de trânsito e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas, nos trechos concedidos da Rodovia Federal BR-116 entre os quilômetros 420,3 (Rotatória da Cidade Nova) e 426,2 (Viaduto da Pousada da Feira), e BR 324, do km 512,6 (Rotatória da Cidade Nova) ao km 519,5 (Viaduto Portal do
Sertão) e;

V - assegurar a livre circulação de veículos nas vias públicas do município, podendo solicitar ao órgão de trânsito a adoção de medidas emergenciais.

O documento diz ainda os integrantes da Guarda Municipal deverão passar por necessário treinamento antes do início das atividades regulamentadas pelo Decreto.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Lavrador encontra recém-nascido no quintal de casa no distrito de Humildes em Feira de Santana
Zona rural

Lavrador encontra recém-nascido no quintal de casa no distrito de Humildes em Feira de Santana

Lavrador disse que ouviu um choro quando cortava capim no quintal.

Clubes dos comerciários têm público abaixo do esperado no dia da categoria
Dia do Comerciário

Clubes dos comerciários têm público abaixo do esperado no dia da categoria

No clube do Sesc, a expectativa era que um público de mil pessoas comparecesse ao local, conforme permite o d...

Feira de Santana apresenta temperaturas elevadas e poucas ocorrências de chuvas em outubro
Muito Calor

Feira de Santana apresenta temperaturas elevadas e poucas ocorrências de chuvas em outubro

Neste mês, no município, as máximas previstas devem ficar em torno dos 32°C.

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram