Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 23/09/2021 15h03.

Paulo Freire: 4 obras para conhecer o trabalho do educador

Disal convida leitores para uma viagem no tempo, na história, no trabalho e legado de um dos maiores nomes da educação no Brasil.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Educador, filósofo e uma essência transformadora. Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), e é reconhecido como o patrono da educação no Brasil. Ele foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e recebeu diversos prêmios, como o da Unesco de Educação para a Paz em 1986.

Sua prática didática estabelecia que aquele que estivesse estudando criaria sua própria educação, faria o próprio caminho e seria o responsável pelo próprio aprendizado. Assim, o educador ficou conhecido por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Na semana em que Paulo Freire faria 100 anos, a Disal, uma das maiores referências no mercado editorial brasileiro, selecionou algumas obras que apresentam a história do educador para a nova geração e relembram sua trajetória para aqueles que já o conhecem e admiram.

Confira:

O Educador - Um perfil de Paulo Freire – Sérgio Haddad

O educador, perfil biográfico de Paulo Freire, traz sobriedade a esse debate contaminado pela polarização ideológica; recupera a experiência exitosa de alfabetização em Angicos, no Rio Grande do Norte, às vésperas do golpe de 1964; e conta em detalhe a perseguição que Freire sofreu dos militares. Depois vieram a prisão, o exílio, a fama internacional, as vivências na África, a volta ao Brasil após a anistia, a retomada da carreira acadêmica e a experiência como secretário de Educação em São Paulo. O livro ilumina aspectos pouco conhecidos da vida de Freire.

Saiba mais: https://cutt.ly/SEgvmcd

O que é método Paulo Freire – Carlos Rodrigues Brandão

Poucas vezes, em toda a história da educação, um simples ´método de alfabetização´ deu margem a tanta discussão. Poucas vezes, também, um método, trinta anos depois de sua criação, continuou a gerar experiências com a vitalidade de seus primeiros tempos. Assim, nessa obra, o autor trata de Paulo Freire, que mais que um simples método de alfabetização, criou uma prática pedagógica cujo embasamento político obrigou a própria educação a repensar-se e reconhecer em cada indivíduo um agente da história.

Saiba mais: https://cutt.ly/VEgvj8y

Paulo Freire – Tantos anos depois – Carlos Rodrigues Brandão

Você conhece as relações de amizade e as convergências originais de pensamento entre Paulo Freire e Rubem Alves? Você sabia que uma equipe de educadoras do Movimento de Educação de Base, de Goiás, recriou o “Método de Alfabetização Paulo Freire”, para uso em alfabetização por meio de escolas radiofônicas? Estes e outros momentos e relatos essenciais e pouco conhecidos da vida e da obra de Paulo Freire estão entre os capítulos deste livro que publicamos no ano em que celebramos os “100 anos de Paulo Freire”:

Saiba mais: https://cutt.ly/xEgvdzm

As lições de Paulo Freire – Paulo Ghiraldelli Jr.

Este livro pretende trazer um pouco da obra e ensinamentos de Paulo Freire. Segundo o autor, Paulo Freire advogava uma cultura de liberdade. Temia que suas próprias ideias se transformassem em um receituário. Por isso, elaborava-as de várias maneiras. Testava-as continuamente e não se entristecia quando tinha de abandonar algumas para abraçar outras, muitas vezes bem diferentes. Freire preferia agir antes em um sentido inspirador a um sentido de formador de discípulos.

Saiba mais em: https://cutt.ly/hEgvyN2

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 600 editoras e mais de 400 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cuca prorroga até esta terça (19) inscrições para workshops
Cursos gratuitos

Cuca prorroga até esta terça (19) inscrições para workshops

As inscrições são gratuitas.

CD Samba na Rede valoriza o samba rural de Feira de Santana
Feira de Santana

CD Samba na Rede valoriza o samba rural de Feira de Santana

O CD traz a participação de cantores e sambadores de localidades como Matinha e São José.

Maria Bethânia é eleita nova imortal da Academia de Letras da Bahia
Bahia

Maria Bethânia é eleita nova imortal da Academia de Letras da Bahia

Cantora baiana de 75 anos vai ocupar a Cadeira 18, que era ocupada pelo historiador e professor Waldir Freitas...

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram