Dicas de Livro

Paulo Freire: 4 obras para conhecer o trabalho do educador

Disal convida leitores para uma viagem no tempo, na história, no trabalho e legado de um dos maiores nomes da educação no Brasil.

23/09/2021 às 15h03, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Educador, filósofo e uma essência transformadora. Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife (PE), e é reconhecido como o patrono da educação no Brasil. Ele foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América e recebeu diversos prêmios, como o da Unesco de Educação para a Paz em 1986.

Sua prática didática estabelecia que aquele que estivesse estudando criaria sua própria educação, faria o próprio caminho e seria o responsável pelo próprio aprendizado. Assim, o educador ficou conhecido por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Na semana em que Paulo Freire faria 100 anos, a Disal, uma das maiores referências no mercado editorial brasileiro, selecionou algumas obras que apresentam a história do educador para a nova geração e relembram sua trajetória para aqueles que já o conhecem e admiram.

Confira:

O Educador – Um perfil de Paulo Freire – Sérgio Haddad

O educador, perfil biográfico de Paulo Freire, traz sobriedade a esse debate contaminado pela polarização ideológica; recupera a experiência exitosa de alfabetização em Angicos, no Rio Grande do Norte, às vésperas do golpe de 1964; e conta em detalhe a perseguição que Freire sofreu dos militares. Depois vieram a prisão, o exílio, a fama internacional, as vivências na África, a volta ao Brasil após a anistia, a retomada da carreira acadêmica e a experiência como secretário de Educação em São Paulo. O livro ilumina aspectos pouco conhecidos da vida de Freire.

Saiba mais: https://cutt.ly/SEgvmcd

O que é método Paulo Freire – Carlos Rodrigues Brandão

Poucas vezes, em toda a história da educação, um simples ´método de alfabetização´ deu margem a tanta discussão. Poucas vezes, também, um método, trinta anos depois de sua criação, continuou a gerar experiências com a vitalidade de seus primeiros tempos. Assim, nessa obra, o autor trata de Paulo Freire, que mais que um simples método de alfabetização, criou uma prática pedagógica cujo embasamento político obrigou a própria educação a repensar-se e reconhecer em cada indivíduo um agente da história.

Saiba mais: https://cutt.ly/VEgvj8y

Paulo Freire – Tantos anos depois – Carlos Rodrigues Brandão

Você conhece as relações de amizade e as convergências originais de pensamento entre Paulo Freire e Rubem Alves? Você sabia que uma equipe de educadoras do Movimento de Educação de Base, de Goiás, recriou o “Método de Alfabetização Paulo Freire”, para uso em alfabetização por meio de escolas radiofônicas? Estes e outros momentos e relatos essenciais e pouco conhecidos da vida e da obra de Paulo Freire estão entre os capítulos deste livro que publicamos no ano em que celebramos os “100 anos de Paulo Freire”:

Saiba mais: https://cutt.ly/xEgvdzm

As lições de Paulo Freire – Paulo Ghiraldelli Jr.

Este livro pretende trazer um pouco da obra e ensinamentos de Paulo Freire. Segundo o autor, Paulo Freire advogava uma cultura de liberdade. Temia que suas próprias ideias se transformassem em um receituário. Por isso, elaborava-as de várias maneiras. Testava-as continuamente e não se entristecia quando tinha de abandonar algumas para abraçar outras, muitas vezes bem diferentes. Freire preferia agir antes em um sentido inspirador a um sentido de formador de discípulos.

Saiba mais em: https://cutt.ly/hEgvyN2

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 600 editoras e mais de 400 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade