Cultura

Após acidente grave, morador da Matinha lança livro sobre história de superação na Flifs

Em entrevista ao Acorda Cidade, Adenilton do Carmo Fernandez, que trabalha como repositor de supermercado, falou sobre a inspiração para escrever o livro

23/09/2021 às 14h20, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O morador do distrito de Matinha Adenilton do Carmo Fernandez, de 40 anos, lança nesta quinta-feira (23) o livro ‘A força da mente para vencer um TCE’. O lançamento ocorrerá às 18h30, no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, cuja programação está sendo transmitida de forma online.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Adenilton do Carmo Fernandez, que trabalha como repositor de supermercado, falou sobre a inspiração para escrever o livro. Em 2008, ele sofreu um acidente enquanto andava de bicicleta na Matinha e teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), com perda da capacidade motora e sequelas neurológicas.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Por conta do acidente, ele passou por um longo processo de recuperação e encontrou nas artes e na literatura uma ferramenta importante para seu desenvolvimento pessoal. Com a perda da fala, Adenilton passou a se expressa através do papel e da caneta, também divulgando sua história pelas redes sociais.

“Minha deficiência física é, sobretudo, na fala um pouco. Eu consigo falar algumas palavras, mas o maxilar está desconectado e pra eu voltar a falar normal, teria que fazer uma cirurgia ortognática. Eu sofri o acidente em 2008, uma colisão de moto na Matinha próximo à praça e a sede da Matinha. Sofri as sequelas do acidente, eu ando e o principal é a fala. A minha inspiração para começar a escrever foi quando eu acordei no hospital e não sabia o que tinha acontecido, só tinha perdido a comunicação com o mundo e eu comecei a me comunicar através da escuta e dos desenhos”, afirmou.

O livro, publicado no dia 7 de agosto deste ano pela editora Uiclap, traz a história de superação de Adenilton e a sua luta contra o preconceito.

“A minha maior dificuldade nessa trajetória foram os comentários maldosos e sem noção das pessoas que acham que na dificuldade tem que ficar no campo, totalmente excluído da sociedade, mas comigo não foi assim. Botei a cara no mundo com o meu caderno e uma caneta para me comunicar e comecei a evoluir no texto para voltar a ocupar meu lugar na sociedade. Utilizei o desenho para me comunicar com as pessoas que não tiveram a oportunidade de ler e não sabem ler”, salientou.

Para o morador da Matinha, sua história vai servir de exemplo e incentivo para várias pessoas, que se encontram na mesma situação indesejada que a dele. “Esse livro não é só meu, ele representa cada pessoa que encontrei para me ajudar na minha reabilitação. Além disso, eu fiquei muito, porque essa batalha vencida foi um reconhecimento de todas as pessoas que me ajudaram e esse livro valeu mais que uma montanha de dinheiro.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Adenilton do Carmo pretende outros livros em breve e colocar em prática outros projetos em sua vida.

“Eu pretendo lançar outro livro, de romance e já tenho uma ideia de como é que vai ser. Vai contar uma história do distrito desde 1985 até 2005. O nosso Brasil tem muita história que merece ser publicada por livros. Também depois que passar a pandemia, quero trazer a Feira do Livro para a praça de São José.”

O livro ‘A força da mente para vencer um TCE’ pode ser adquirido através da loja virtual da editora Uiclap no link https://loja.uiclap.com/titulo/ua8956/

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade