Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 22/09/2021 11h03.

Salvar vidas

Leve sempre como companheira de viagem a virtude da prudência.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Salvar vidas
Foto: Pixabay

A Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestre para uma convivência.

O TEMA da Campanha Educativa para este ano é seguinte: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. Considerando que os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional do Trânsito, visa salvar vidas por meio de ações voltadas para a educação. É necessário, por isso, propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

QUEM APRENDEU boas maneiras na família e na escola, quem foi educado a respeitar os direitos dos outros, será sempre um motorista educado e disciplinado. Na responsabilidade e na obediência às leis, é que reside o segredo do bom usuário de estradas. Nossa vida e a vida dos outros exigem que o trânsito seja assumido com responsabilidade.

HÁ UMA SÉRIE de fatores, de difícil avaliação, ao se medir as consequências da tragédia brasileira no trânsito. Como dimensionar a dor de pessoas que ficam inválidas para o resto da vida? Ou a de parentes e amigos de mortos? A tristeza, nesse caso, se alastra por um universo de milhares de pessoas. O que foi feito para o bem do homem, o automóvel, acaba se transformando em instrumento de morte.

O QUE FAZER para melhorar o trágico e assassino trânsito brasileiro? Pensamos tratar-se, fundamentalmente, de uma questão de educação dos motoristas, dos pedestres para o conhecimento e observância das leis do trânsito e educação para o respeito e a responsabilidade nas vias públicas, porque sabemos que, a causa determinante de tantos acidentes, é a falta de consciência do valor da vida humana.

AMIGO motorista, lembra-te: A velocidade não encurta distâncias, mas encurta vidas. Melhor tarde em casa do que cedo no cemitério. Faça do seu automóvel um instrumento de vida e não de morte. Se você gosta dos seus filhos, não atropele os filhos dos outros. Leve sempre como companheira de viagem a virtude da prudência. A vida é um presente de Deus. É hora de darmos mais valor à nossa vida, à vida da esposa, dos filhos, dos amigos e de todas as pessoas.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

A caixa preta

A polícia garante que não existe o crime perfeito, sempre sobra alguma pista.

Missão do Professor
Artigo

Missão do Professor

O professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanh...

Artigo

Pensando nas crianças

Por mais otimistas que sejamos, não dá para esconder a situação de milhões de crianças no Brasil.

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram