Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 18/09/2021 19h44.

Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica

A ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela João Paulo I.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Estudantes homenageiam Feira de Santana com Expedição Histórica
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

São 188 anos de emancipação e tantos pontos históricos a serem visitados. Essa é Feira de Santana, que completa idade nova neste sábado (18). Conhecedora dessa realidade, a Escola João Paulo I (JPI), através da coordenação pedagógica e equipe docente do Ensino Fundamental I, propôs às turmas do 3º Ano que realizassem uma Expedição Histórica por alguns desses locais no município feirense e gravassem tudo [veja vídeo abaixo da matéria ou clicando aqui], mas com todo cuidado por conta da pandemia. Os pontos históricos e os alunos do vídeo final foram sorteados.

Daniel Lima falou sobre seu sentimento ao participar da ação. “Muito bom. Já aprendi várias coisas sobre nossa cidade, como por exemplo que o território de Feira de Santana já pertenceu ao município de Cachoeira”, disse. Durante a Expedição Histórica, o estudante visitou o Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, e fez vídeo contando curiosidades sobre o local.

A aluna Maria Cecília Lagos gravou no Mercado de Arte Popular (MAP). “Não conhecia o MAP e quis saber o que tem de histórico nele e o que os comerciantes vendem lá”, frisou a pequena, além de acrescentar que também se divertiu muito durante a gravação. Athur Barbalho destacou ser “muito legal” participar da Expedição Histórica. Acompanhado da família, o estudante, que gosta muito de pintura, também escolheu o MAP para conhecer.

Integrante da coordenação do segmento citado, professora Karine Oliveira citou alguns aspectos da iniciativa da instituição de ensino. “Nosso presente para Feira de Santana é a própria história viva da cidade contada pelo olhar das crianças. Essa ação integra o projeto Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, que está na sua 9ª edição e é desenvolvido pela JPI, pioneira em mostrar ao alunos, de modo mais elaborado, aspectos relevantes sobre Feira de Santana, tais como economia e cultura. É uma proposta totalmente interativa”, pontuou.

Sobre o projeto

Desde o começo do ano letivo, professores do 3º Ano, por meio de reflexões e vivências, trabalham a respeito do município feirense através de uma contextualização histórica repleta de ludicidade. Durante o Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, os estudantes, com auxílio das suas famílias, também biografam pessoas que contribuem para o bem da cidade. No ano de 2020, as mais de 100 crianças participaram de um coral, realizado de maneira virtual por conta da pandemia, em que cantam o hino à cidade.

Em 2019 os alunos cantaram, pelo oitavo ano consecutivo, nas escadarias da Prefeitura Municipal. “Um dos nossos objetivos é também fazer nossos alunos entenderem que um povo sem memória é um povo sem identidade, além de possibilitar que eles conheçam mais a Princesinha do Sertão, fazer as crianças participarem da história feirense e terem orgulho de Feira de Santana”, concluiu professora Karine Oliveira.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Lavrador encontra recém-nascido no quintal de casa no distrito de Humildes em Feira de Santana
Zona rural

Lavrador encontra recém-nascido no quintal de casa no distrito de Humildes em Feira de Santana

Lavrador disse que ouviu um choro quando cortava capim no quintal.

Clubes dos comerciários têm público abaixo do esperado no dia da categoria
Dia do Comerciário

Clubes dos comerciários têm público abaixo do esperado no dia da categoria

No clube do Sesc, a expectativa era que um público de mil pessoas comparecesse ao local, conforme permite o d...

Feira de Santana apresenta temperaturas elevadas e poucas ocorrências de chuvas em outubro
Muito Calor

Feira de Santana apresenta temperaturas elevadas e poucas ocorrências de chuvas em outubro

Neste mês, no município, as máximas previstas devem ficar em torno dos 32°C.

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram