Feira de Santana

162 amostras coletadas para busca de variante Delta em Feira de Santana deram negativas

A infectologista Melissa Falcão alertou que as variantes têm um potencial maior de infectar, porque elas dão uma quantidade maior de vírus no corpo e aumentam a chance de uma pessoa contaminar a outra.

16/09/2021 às 15h41, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Após a Secretaria de Saúde de Feira de Santana ter detectado a presença da variante Delta em um paciente do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, 162 amostras foram coletadas de pessoas que tiveram contato próximo com o infectado, como também de outros moradores do distrito onde ele reside e da sede, para averiguar a extensão da disseminação do vírus no município. Todos os exames, porém, deram negativos e saíram dois dias após a coleta, segundo informação passada ao Acorda Cidade pela infectologista Melissa Falcão, presidente do Comitê de Combate à Covid-19.

De acordo com ela, o resultado da investigação que detectou a variante no paciente saiu quando ele já estava curado. “Após a detecção da Delta no distrito, foi feita uma ação onde o paciente reside, uma intensificação da vacinação, com campanhas e ações, para fazer as pessoas lá se vacinarem, pois esse paciente tinha 51 anos e apesar de já estar no prazo não tinha se vacinado ainda. Isso mostra a importância da vacinação de todas as pessoas. Também foram feitas coletas em todo o distrito, principalmente pessoas que moravam na rua e próximas ao local de trabalho desse paciente, tanto em pessoas com sintomas como também fizemos o PCR em pessoas sem sintomas, para ver a circulação do vírus no distrito”, informou a infectologista.

Melissa Falcão explicou também que o paciente mora só e não teve nenhum contato próximo com familiar, não teve também ninguém próximo a ele que estivesse com sintomas no momento da detecção. A testagem foi feita de maneira ampla, não só no local próximo onde ele reside ou trabalha, mas em toda a cidade, tentando fazer uma detecção no município da presença do Covid ou da presença do Delta.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O paciente não viajou nem teve contato com ninguém que tivesse viajado, e isso configura transmissão comunitária, ou seja, a pessoa pode adquirir o vírus Delta mesmo sem sair do município. Isso mostra que já têm pessoas que tiveram o vírus Delta antes dele e não foram identificadas.”

Transmissibilidade

A especialista alertou que as variantes têm um potencial maior de infectar, porque elas dão uma quantidade maior de vírus no corpo e aumentam a chance de uma pessoa contaminar a outra. No entanto, uma pessoa com vírus Delta em ambiente fechado com dez pessoas pode contaminar até oito pessoas, isso significa que a chance de uma pessoa com esse tipo do vírus contaminar outras é ainda maior do que pelos vírus originais, como o Alpha, Beta ou o Gama, que são predominantes no estado da Bahia.

Para conter a disseminação do vírus original, como também de variantes, a infectologista reforçou a importância da população tomar as duas doses da vacina, pois mesmo como a imunização completa é possível adquirir uma infecção pela Covid, porém a chance de acontecer é muito menor do que quem não se vacinou ainda.

“O mais importante é que mesmo que adquira a covid, a chance de ter um internamento ou de vir a morrer por conta desse vírus com as duas doses das vacinas é muito menor. Os estudos hoje mostram que as vacinas que temos disponíveis, mesmo para a variante Delta, ainda têm uma eficácia significativa depois das duas doses. Somente com a primeira dose, cai muito a eficácia. Então é importante tomar as duas doses.”

Com informações do repórter Ney Silva e da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.

 

Leia também:

Secretária estadual de Saúde destaca atenção voltada para Feira de Santana após confirmação da variante Delta

Variante Delta circula em Feira de Santana há mais de um mês

Feira de Santana confirma primeiro caso da variante Delta; estado propõe antecipação da 3ª dose em 281 municípios
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

VLT

Bahia

TJ suspende liminar e licitação do VLT do Subúrbio de Salvador volta a correr normalmente

A paralisação da licitação impede a implementação de um modal viário importante para o desenvolvimento econômico e social da região....

28/03/2024 às 06h34

Salvador 475 anos

Bahia

Salvador 475 anos: a ligação ancestral entre a Barroquinha e o Engenho Velho da Federação

Localizada em uma depressão no centro de três colinas e formada em sua maior parte por terras devolutas, a Barroquinha...

28/03/2024 às 06h20

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

image

Rádio acorda cidade