Bahia

'Regulação não mata ninguém, busca salvar vidas humanas', dispara Rui Costa

Ele frisou que a regulação é a compatibilidade da demanda por oferta.

15/09/2021 às 16h54, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Durante a inauguração da nova unidade de coleta e transfusão de sangue da Fundação Hemoba na manhã desta quarta-feira (15) em Feira de Santana, o Governador Rui Costa (PT), foi questionado sobre os processos de regulação no estado da Bahia.

O termo 'matar', foi citado por um dos repórteres na coletiva de imprensa ao fazer a pergunta para o gestor sobre a atual situação das regulações. O governador retrucou e destacou que a regulação não mata, salva vidas.

"Regulação não mata ninguém, ela busca salvar vidas humanas, e para que entendam, a regulação é a compatibilidade da demanda por oferta. Nós sabemos que estamos lentamente saindo da maior crise da saúde nos últimos 100 anos, nenhuma outra crise sanitária no mundo foi tão impactante para a saúde pública mundial e tivemos que destinar uma parte dos leitos clínicos e de UTI para a Covid-19. Estamos agora retornando com estes leitos para outras doenças e chegamos a ter 1.600 leitos de UTI no mês de março, agora temos cerca de 900", afirmou.

Ainda segundo o Governador, já foi autorizada a desmobilização de leitos em outras unidades hospitalares, a exemplo do Hospital de Caetité e Hospital Geral Clérsiton Andrade (HGCA).

"Eu já autorizei a desmobilização de parte desses leitos, para que eles retornem a atender outras demandas da saúde, como por exemplo em Caetité que foi construído para ser uma unidade de oncologia e em função da Covid-19, transformamos boa parte do hospital em atendimento a essa demanda. Com a queda dos números, estamos devolvendo gradativamente esses leitos, assim como no Clériston Andrade, e assim esperamos continuar nos próximos dias. Então é aumentando a oferta desses leitos que nós vamos equacionar a demanda e volto a repetir, nenhum outro governador na história da Bahia, construiu e investiu números de leitos de UTI e clínicos como nós estamos fazendo", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade