Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dilton e Feito

Todas as notícias
Publicado em 15/09/2021 10h02.

Possível candidatura de João Roma em 2022 beneficia grupo governista, avalia Lídice

Lídice também comentou a possível fusão que tem sido negociada pelo DEM e pelo PSL.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Possível candidatura de João Roma em 2022 beneficia grupo governista, avalia Lídice
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias | Deputada Lídice da Mata

A possível candidatura do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), ao governo da Bahia em 2022 beneficiaria o grupo governista nas próximas eleições, pela divisão das forças oposicionistas no estado. Esta é a avaliação da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com a parlamentar, o bolsonarista é a única grande novidade do debate político baiano para 2022.

“Na Bahia, agora, estão surgindo aí três polos de discussão: o polo bolsonarista, com a possível candidatura de João Roma; o tradicional, que é a candidatura vinda do grupo que antigamente tinha o poder na Bahia; e o grupo que derrotou o poder do PFL/DEM na Bahia. Então a novidade é essa: ter três candidaturas e não duas. Eu acho que isso nos beneficiará”, comentou Lídice.

Chefe de gabinete da prefeitura de Salvador até 2018, quando lançou-se a deputado federal com o apoio de ACM Neto (DEM), João Roma foi convidado para ser ministro de Bolsonaro em fevereiro de 2021 e aceitou, a contragosto do seu agora antigo aliado. De lá para cá, ele tem sido colocado pelo presidente da República e seus aliados como provável candidato bolsonarista ao governo da Bahia.

Enquanto os pólos “bolsonarista" e “tradicional” parecem com candidaturas bem definidas, respectivamente com João Roma e ACM Neto, o grupo que hoje governa a Bahia ainda discute qual candidato o representará. O senador Jaques Wagner (PT) surge como o nome mais comentado, mas o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP) também são cotados para a disputa ao Palácio de Ondina.

PSL + DEM

Lídice também comentou a possível fusão que tem sido negociada pelo DEM e pelo PSL. Ela considera que a união é positiva, pois contribui com a redução do alto número de partidos políticos no Brasil. Além disso, a deputada baiana vê na nova sigla que vai surgir mais um aliado na batalha contra o bolsonarismo.

“Esse movimento de PSL e DEM se transformando na mesma coisa, eu acho bom porque vem dentro desse projeto de diminuir o número de partidos. Fica mais fácil você ter os adversários mais bem definidos. E, ainda assim, vai ter o momento em que nós vamos ter dois campos contra Bolsonaro na Bahia, o que é muito bom”, finalizou a parlamentar.

Apesar de ter sido o partido a receber Bolsonaro em 2018, o PSL rompeu com o presidente da República durante o governo e passou a ter uma postura mais crítica ao bolsonarismo. Recentemente, a sigla assinou uma nota conjunta com o DEM, criticando as falas antidemocráticas do chefe de estado durante as comemorações do Sete de Setembro. (Com informações do site Bahia Notícias) 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Relatório da CPI é oficialmente apresentado
Política

Relatório da CPI é oficialmente apresentado

Relatório sugeriu o indiciamento de outras 65 pessoas; o texto deve ir à votação na próxima terça (26).

Lula diz esperar que o PT mantenha aliança com o PP na Bahia
Eleições 2022

Lula diz esperar que o PT mantenha aliança com o PP na Bahia

Sobre a sua própria candidatura, Lula disse que a definição deve ocorrer somente em fevereiro ou março de ...

Sindicato de Saneamento do Estado da Bahia faz alerta sobre PPP que pode prejudicar famílias vulneráveis
Política

Sindicato de Saneamento do Estado da Bahia faz alerta sobre PPP que pode prejudicar famílias vulneráveis

De acordo com o diretor do sindicato, em uma primeira tentativa, o projeto foi barrado pela Procuradoria Geral...

Vídeo

Com retorno 100% presencial, escolas e estudantes da rede estadual buscam se adaptar à nova realidade deixada pela pandemia Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 19.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram