Culinária

Confira receita saudável de iogurte caseiro

Se você tirar um tempo para fazer seu próprio iogurte vai ver que vai ganhar na cremosidade, textura e sabor, além de garantir alimentos saudáveis.

04/09/2021 às 11h58, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O iogurte pronto, comprado em supermercado, tem a praticidade a maior vantagem. No entanto, se você tirar um tempo para fazer seu próprio iogurte vai ver que vai ganhar na cremosidade, textura e sabor, além de garantir alimentos saudáveis.

Quer aprender como faz essa receita de café da manhã saudável? Confira a receita do Pão de Açúcar:

Ingredientes

1 L de leite integral

3 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar, com culturas vivas e do sabor da sua preferência

Sabores extras, como geleia, mel, doce de leite, frutas secas ou frescas, entre outros (opcional)

Modo de preparo

Passo 1

Comece limpando e esterilizando todos os utensílios que irá usar, assim como a superfície onde o iogurte caseiro será preparado. Alternativamente, você pode ferver água para higienizá-los.

Passo 2

Encha uma tigela com água fria e adicione gelo.

Passo 3

Em uma panela grande, posicione o termômetro e acrescente o leite. Acenda o fogo moderado e aguarde até que o leite atinja a temperatura de, pelo menos, 80°C ou ferva, sempre mexendo para prevenir a formação de nata e evitar o transbordamento.

Passo 4

Retire o leite do fogo e deixe esfriar até atingir aproximadamente 45°C. Para acelerar o resfriamento, coloque a panela dentro da tigela com o banho gelado e mexa ocasionalmente. Se a temperatura abaixar muito, retorne ao fogo e repita o processo. 

Passo 5

Em uma tigela pequena, combine uma xícara do leite morno com o iogurte e mexa bem. Adicione a mistura de iogurte ao restante do leite morno e mexa cuidadosamente até que incorporar completamente.

Passo 6

Aqueça o interior de uma garrafa térmica com água quente e depois jogue a água fora.

Passo 7

Coloque a mistura dentro da garrafa e reserve à temperatura aproximada de 45°C, de 5 a 10 horas, dependendo da consistência que deseja para o seu iogurte caseiro. Lembre-se: quanto mais longo for o período que ele ficar dentro da garrafa térmica, mais ácido e espesso será o resultado final. Não mexa nele durante esse período de incubação.

Passo 8

Transfira o iogurte para um recipiente sem isolamento e que pode ir à geladeira. Cubra e deixe resfriar, de 2 a 3 horas.

Passo 9

Se quiser dar sabor ao seu iogurte caseiro, misture os ingredientes que desejar antes de servir.

Passo 10

Para o armazenamento, invista em potes herméticos. O iogurte caseiro pode ser consumido em até 2 semanas, embora nos primeiros 7 dias ele esteja mais saboroso, já que quanto mais ele envelhece, mais ácido se torna.

Dica

Se o soro se separar do iogurte, mexa um pouco antes de servir.

 

Fonte: Redação Ibahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade