Brasil

Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação

Seja para fugir do frio ou aproveitar belíssimas paisagens naturais, turistas têm viajado mais e proporcionado melhores resultados para setor nos últimos meses.

02/09/2021 às 08h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Passar as tão merecidas férias em algumas das maravilhosas regiões litorâneas do Brasil é, sem dúvidas, uma das maiores saudades de grande parte da população. Mas a boa notícia é que, com o avanço da vacinação e a diminuição das restrições sanitárias, impostas pela pandemia, o turismo dessas áreas está, aos poucos, retomando as atividades.

Dados recentes, obtidos através de levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa, mostram que cerca de 55% dos brasileiros já estão vacinados ao menos com a primeira dose. O número, que aumenta a cada dia, corresponde a, aproximadamente, 170 milhões de doses aplicadas desde o início da imunização.

Em junho deste ano, cinco meses após o início da vacinação no Brasil, o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um aumento de 11,9%, impulsionado pelo maior faturamento com transporte aéreo de passageiros (21,2%) e de alojamento e alimentação (8,5%).

Para o ministro do Turismo Gilson Machado Neto, o resultado obtido demonstra o reaquecimento do setor. "O avanço da vacinação no país, aliado à adoção de protocolos sanitários, têm possibilitado o retorno das atividades turísticas em todo o país, movimentando a economia e gerando mais emprego e renda para a população”, declara.

Diante desse cenário mais otimista, o Ministério do Turismo vem desenvolvendo novas estratégias para a retomada – entre elas, está o incentivo ao turismo náutico. Afinal, o Brasil conta com 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas.

Entre as regiões que se beneficiam com a prática estão o Norte e o Nordeste brasileiro, que costumam atrair turistas durante todas as épocas do ano, especialmente os que querem fugir do frio no inverno, pois nessa estação a temperatura fica na faixa dos 25°C. Um outro atrativo são as belíssimas paisagens naturais que existem por ali.

Com a flexibilização das medidas sanitárias e o avanço da vacinação, os esforços para a retomada do turismo devem incluir também a contratação de pessoas, através de concursos em Pará, Ceará, Alagoas, entre outras cidades litorâneas, até porque há interesse por parte da população. Segundo levantamento da Decolar, com base nas buscas no mês de julho, Maceió é o destino mais procurado no Nordeste.

Apesar da maior sensação de segurança que a imunização passa, os cuidados devem ser mantidos, e a tendência é de que bares e restaurantes, hotéis, pousadas e tantos outros estabelecimentos continuem com protocolos rigorosos até o próximo ano, para evitar possíveis surtos e oferecer uma proteção a mais aos clientes.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade