Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 02/09/2021 08h44.

Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação

Seja para fugir do frio ou aproveitar belíssimas paisagens naturais, turistas têm viajado mais e proporcionado melhores resultados para setor nos últimos meses.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Turismo reaquece no Norte e Nordeste com avanço da vacinação
Foto: iStock

Acorda Cidade

Passar as tão merecidas férias em algumas das maravilhosas regiões litorâneas do Brasil é, sem dúvidas, uma das maiores saudades de grande parte da população. Mas a boa notícia é que, com o avanço da vacinação e a diminuição das restrições sanitárias, impostas pela pandemia, o turismo dessas áreas está, aos poucos, retomando as atividades.

Dados recentes, obtidos através de levantamento realizado pelo consórcio de veículos de imprensa, mostram que cerca de 55% dos brasileiros já estão vacinados ao menos com a primeira dose. O número, que aumenta a cada dia, corresponde a, aproximadamente, 170 milhões de doses aplicadas desde o início da imunização.

Em junho deste ano, cinco meses após o início da vacinação no Brasil, o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um aumento de 11,9%, impulsionado pelo maior faturamento com transporte aéreo de passageiros (21,2%) e de alojamento e alimentação (8,5%).

Para o ministro do Turismo Gilson Machado Neto, o resultado obtido demonstra o reaquecimento do setor. "O avanço da vacinação no país, aliado à adoção de protocolos sanitários, têm possibilitado o retorno das atividades turísticas em todo o país, movimentando a economia e gerando mais emprego e renda para a população”, declara.

Diante desse cenário mais otimista, o Ministério do Turismo vem desenvolvendo novas estratégias para a retomada – entre elas, está o incentivo ao turismo náutico. Afinal, o Brasil conta com 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas.

Entre as regiões que se beneficiam com a prática estão o Norte e o Nordeste brasileiro, que costumam atrair turistas durante todas as épocas do ano, especialmente os que querem fugir do frio no inverno, pois nessa estação a temperatura fica na faixa dos 25°C. Um outro atrativo são as belíssimas paisagens naturais que existem por ali.

Com a flexibilização das medidas sanitárias e o avanço da vacinação, os esforços para a retomada do turismo devem incluir também a contratação de pessoas, através de concursos em Pará, Ceará, Alagoas, entre outras cidades litorâneas, até porque há interesse por parte da população. Segundo levantamento da Decolar, com base nas buscas no mês de julho, Maceió é o destino mais procurado no Nordeste.

Apesar da maior sensação de segurança que a imunização passa, os cuidados devem ser mantidos, e a tendência é de que bares e restaurantes, hotéis, pousadas e tantos outros estabelecimentos continuem com protocolos rigorosos até o próximo ano, para evitar possíveis surtos e oferecer uma proteção a mais aos clientes.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Dubai volta a ser procurada por brasileiros após abertura para turismo
Turismo

Dubai volta a ser procurada por brasileiros após abertura para turismo

Emirados Árabes reabriram para turismo internacional em julho de 2020

 Voos domésticos atingem 80% de nível pré-pandemia
Viagens

Voos domésticos atingem 80% de nível pré-pandemia

Informação foi dada em Dubai pelo ministro do Turismo, Gilson Machado.

Argentina flexibiliza uso de máscaras e reabrirá para brasileiros
Turismo

Argentina flexibiliza uso de máscaras e reabrirá para brasileiros

A medida entrará em vigor no dia 1º de outubro

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram