Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 29/08/2021 15h03.

Senai desenvolve sensor que aumenta a sensibilidade na detecção de anticorpos e antígeno para SARS-CoV-2

Solução foi desenvolvida em parceria com a Hilab e une eletroquímica e imunocromatografia para quantificação de biomoléculas de identificação da COVID-19
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Senai desenvolve sensor que aumenta a sensibilidade na detecção de anticorpos e antígeno para SARS-CoV-2
Foto: Gelson Bampi l Sistema Fiep.

Acorda Cidade

Desenvolver um teste mais acessível à população, de produção nacional, com resultado rápido e maior sensibilidade. Esses foram os objetivos do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) ao desenvolver uma nova solução para a empresa paranaense Hilab, healthtech que hoje faz exames laboratoriais remotos, como o teste que detecta antígeno e anticorpos que identifica a infecção pela Covid-19, já em uso no mercado desde o início da pandemia.

“Em parceria com a Hilab, o ISI-EQ desenvolveu sensores eletroquímicos acoplados à imunocromatografia, que identificam com maior sensibilidade e de forma quantitativa o antígeno e anticorpos contra a SARS-CoV-2, presentes na amostra no momento da realização do teste.” explica Camila Rizzardi Peverari, pesquisadora do ISI-EQ.

O teste identifica antígenos ou anticorpos circulantes mesmo que estejam em menor número do que é possível com os exames disponíveis atualmente. “É possível identificar nas amostras quantidades de anticorpos IgM e IgG para SARS-CoV-2 oito vezes menores em comparação ao método colorimétrico e, para a detecção de antígeno, quantidades em torno de 60 vezes menores em comparação ao método colorimétrico”, conta a especialista.

Outro benefício do teste é que utiliza menos insumos biológicos e grande parte da produção é nacional. “Será possível garantir que a produção seja praticamente toda brasileira, assegurando o controle de qualidade na maior parte do processo de construção do teste”, afirma.

A rápida resposta do exame é fundamental também como estratégia de contenção do vírus. O Hilab, “o menor laboratório do mundo”, de mesmo nome da empresa, é um equipamento portátil que poderá se conectar com essa nova opção. Ele é capaz de fazer a leitura do resultado da amostra coletada, transmiti-lo instantaneamente via Internet das Coisas para a equipe de profissionais do laboratório central que, com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial próprios, em alguns minutos, emitem o laudo que chega ao paciente via SMS ou e-mail.

A solução foi desenvolvida pelo ISI-EQ durante 14 meses e transferida para a Hilab. Por enquanto, foram realizados testes em amostras simuladas. Dentro do mesmo projeto foram produzidos exames do tipo sorológico para a empresa. A previsão inicial era de produzir 400 mil testes em 3 meses, no entanto, foram produzidos cerca de 1 milhão de testes nesse período.

A parceria começou em março de 2020, quando o projeto com a Hilab foi aprovado pela chamada especial do Edital de Inovação para Indústria do Senai no Paraná, categoria Missão Contra Covid-19. O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica participou do projeto com pesquisadores e especialistas, disponibilizando infraestrutura e apoio financeiro, implementando mais tecnologias para aprimorar o teste com metodologias de pesquisa próprias. No ISI-EQ, o projeto de desenvolvimento do sensor eletroquímico acoplado à imunocromatografia foi desenvolvido pelas pesquisadoras doutora Camila dos Anjos Proença, mestre Emmanuelle Alves Carneiro, a engenheira Keyla Kaori Kuniyoshi e a doutora Sze Mei Lo.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Instagram permitirá criar posts com dois autores e publicar pelo computador
Tecnologia

Instagram permitirá criar posts com dois autores e publicar pelo computador

Com a opção de fotos e vídeos em conjunto, o mesmo conteúdo será exibido em dois perfis e compartilhará ...

Ideias inovadoras para setores de serviços básicos serão premiadas em competição
Ciência e Tecnologia

Ideias inovadoras para setores de serviços básicos serão premiadas em competição

Podem participar Hackathon Start estudantes de graduação; inscrição vai até o dia 31/10

Ciência

Medicamento da AstraZeneca reduz mortes e casos graves de covid-19

Coquetel de drogas experimentais ainda está em fase de teste

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram