Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 25/08/2021 21h00.

'A maior fraude que Feira de Santana já viu', acusa vereador sobre o BRT

Vereadores visitaram terminais de ônibus, percorrendo as linhas disponíveis, para averiguar de perto a operação do sistema.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
'A maior fraude que Feira de Santana já viu', acusa vereador sobre o BRT
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Laiane Cruz

Após a prefeitura de Feira de Santana liberar, na manhã de hoje (25), o funcionamento de três terminais do BRT, uma comissão formada pelos vereadores Jhonatas Monteiro (Psol), Professor Ivanberg Lima (PT) e Silvio Dias (PT) visitou, na tarde desta quarta-feira (25), os terminais de ônibus, percorrendo as linhas disponíveis, para averiguar de perto a operação do sistema.

Leia também: Linha 2 do BRT começa a funcionar em setembro

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com o vereador Jhonatas Monteiro, o objetivo da comissão era confirmar, observando diretamente, aquilo que tem sido alvo de reclamação por parte da população, confrontando a ideia do projeto que foi anunciado, com o que de fato vem ocorrendo desde que os ônibus começaram a circular em fase experimental.

“O fato é que nós não temos um BRT no município. Na prática o que nós constatamos é que os ônibus continuam funcionando de modo convencional. Os poucos veículos, que são próprios para o BRT, não estão efetivamente integrados ao funcionamento da estação, os números são reduzidos, não há integração com o resto do sistema, então na prática temos um faz de conta, que custou quase 100 milhões de reais”, avaliou o vereador do Psol.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
 

Para o vereador Silvio Dias, a prefeitura não cumpriu as promessas feitas com a construção do BRT em Feira de Santana, o que se configurou em desperdício do dinheiro público.

“Precisamos entender o que é o BRT e o que foi prometido: ônibus articulados em vias exclusivas, veículos que não precisam parar em semáforos. Essa foi a promessa, inclusive, do ex-prefeito, de que os ônibus sairiam da Uefs e iriam até o Tomba em 18 minutos. E o que nós estamos constatando é que, após gastos de mais de 120 milhões, não foi entregue à população um sistema de transporte público moderno e eficiente, que viesse resolver o problema. Foi desperdício de dinheiro público. O BRT não funciona em nossa cidade”, declarou o vereador.

Silvio Dias afirmou ainda que alguns ônibus que fazem parte do sistema estão circulando para outros bairros, tendo sido incorporados ao sistema convencional, por conta da saída de ônibus da cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
 

“Não funcionam as catracas, as linhas não estão funcionando. O ônibus sai pela Getúlio Vargas e retorna no primeiro retorno após o viaduto da Nóide Cerqueira. A Estação da Nóide não está funcionando. As casinhas de pombo que se encontram na Avenida João Durval Carneiro também não funcionam. Então além do desperdício, há sim que existir uma ação de improbidade administrativa, pelos recursos que foram gastos. Foram 96 milhões em empréstimos da Caixa Econômica, mais 30 milhões de contrapartida da prefeitura e nós não temos o sistema prometido. Não existe BRT, é fraude. Qualquer um que pegar o BRT hoje vai ver que não funciona. É a maior fraude que Feira de Santana já viu”, disparou.

O vereador Ivanberg Lima concluiu que a avaliação da comissão foi negativa e declarou que tudo não passou ‘de uma falcatrua'.

“A avaliação é que a gente não tem BRT. As catracas não funcionam, não tem sinalização, não tem faixa exclusiva, os ônibus não deveriam ter cobrador, mas tem o cobrador. A porta está sendo aberta do lado errado, com risco dos passageiros descerem no meio dos carros e serem atropelados. Então a gente vê que esse BRT de Feira de Santana realmente é uma falcatrua. Mais de 100 milhões gastos em um transporte que em nada contribui para melhoria do transporte em Feira de Santana. Nossa avaliação é negativa. Tem que se rever muita coisa, do que jeito que está aqui, nosso dinheiro desceu ralo abaixo”, lamentou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Lavrador encontra recém-nascido no quintal de casa no distrito de Humildes em Feira de Santana
Zona rural

Lavrador encontra recém-nascido no quintal de casa no distrito de Humildes em Feira de Santana

Lavrador disse que ouviu um choro quando cortava capim no quintal.

Clubes dos comerciários têm público abaixo do esperado no dia da categoria
Dia do Comerciário

Clubes dos comerciários têm público abaixo do esperado no dia da categoria

No clube do Sesc, a expectativa era que um público de mil pessoas comparecesse ao local, conforme permite o d...

Feira de Santana apresenta temperaturas elevadas e poucas ocorrências de chuvas em outubro
Muito Calor

Feira de Santana apresenta temperaturas elevadas e poucas ocorrências de chuvas em outubro

Neste mês, no município, as máximas previstas devem ficar em torno dos 32°C.

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram