Acorda Cidade - Dilton Coutinho

04 de Dezembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 21/08/2021 15h34.

O que é um ransomware e como proteger o seu e-commerce de ataques digitais

Não estar bem preparado com a segurança das informações do e-commerce pode colocar dados de lojistas e clientes reféns de criminosos
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
O que é um ransomware e como proteger o seu e-commerce de ataques digitais
Foto: Pixabay

Acorda Cidade

Na última quinta-feira (19), a Lojas Renner teve seu sistema de dados atacado por hackers, deixando site e aplicativo da varejista fora do ar. O ataque cibernético aconteceu através de um ransomware, um software usado por criminosos para sequestrar dados de uma empresa e extorquir a vítima através de um pedido de resgate.

O processo de sequestro digital acontece da seguinte forma: hackers usam um software para reter informações e criptografam os dados em uma chave de acesso única. Assim, a empresa fica refém dos criminosos para ter acesso a essas informações novamente. O valor do resgate, geralmente, é pedido em criptomoedas, já que dessa forma não há como fazer o rastreamento da transação. Esse tipo de golpe está se tornando cada vez mais comum no Brasil e segundo dados da Sonic Wall, o aumento foi de 62% em 2020, quando comparado ao ano anterior.

Mas você sabe como proteger o seu e-commerce para evitar essas invasões? Jonathan Cardoso, CEO da Wave Commerce, Agência de Marketing Digital especializada em comércio online, reforça alguns pontos e investimentos que precisam de atenção para garantir um site seguro para a empresa e para o cliente.

O primeiro deles é o certificado SSL. Ele é um certificado digital que faz toda a autenticidade da identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada. Jonathan Cardoso, explica que isso significa uma camada mais segura do site e pode ser conferida através de um cadeado pequeno no canto superior esquerdo da tela.

Ter uma plataforma segura também é uma garantia para evitar crimes cibernéticos. "Por vezes o lojista opta por uma plataforma gratuita ou com valor muito baixo e a escolha pode colocar em risco todos os dados da empresa e dos clientes. Por isso é importante ter muito cuidado na tomada de decisão", salienta Jonathan Cardoso. A plataforma garante ainda uma outra etapa importante, a de backup dos dados.

Os sistemas anti-fraudes são parte importante no processo de segurança do e-commerce. O CEO da Wave Commerce reforça como ambas as partes podem se prevenir: "O cliente deve comprar em sites confiáveis, e para confirmar essas informações basta acessar o rodapé dos sites e observar os certificados que possuem. Já em relação a segurança para o lojista, o ponto de maior atenção é contratar empresas especializadas no segmento antifraude."

Além da Lojas Renner, outras empresas também já foram atacadas por ransomwares. A empresa JBS sofreu ataques que impactaram de forma internacional seus serviços e tiveram de pagar US$11 milhões aos hackers para ter os dados resgatados. No Brasil, criminosos tentaram invadir o sistema do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, mas o ataque foi contido pela equipe técnica do órgão.  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Google Brasil tem mais de 100 vagas abertas em São Paulo e Belo Horizonte
Internet

Google Brasil tem mais de 100 vagas abertas em São Paulo e Belo Horizonte

Há oportunidades para diversas áreas na companhia, incluindo Engenharia e Cloud

Eclipse parcial da Lua poderá ser observado nesta madrugada
Ciência

Eclipse parcial da Lua poderá ser observado nesta madrugada

No Brasil, cidades do centro-norte terão melhor visibilidade

Hub Feira lança 1000 bolsas gratuitas para cursos na área de tecnologia
Feira de Santana

Hub Feira lança 1000 bolsas gratuitas para cursos na área de tecnologia

Os cursos são gratuitos e a inscrição pode ser feita pelo site.

Vídeo

Buracos e lama causam transtornos a moradores e comerciantes da Rua Tupinambá Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 03.12:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram