Feira de Santana

Em cartaz virtual de 19 a 27 de agosto, musical baiano João Pé de Feijão ganha animação 2D

O espetáculo estreado em 2015 e assistido por cerca de cinco mil espectadores volta a cartaz num hibridismo de teatro e animação 2D.

10/08/2021 às 14h12, Por Amanda Pinheiro

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Coletivo4 estreia o musical João do Pé de Feijão, uma releitura do clássico infantil de Joseph Jacobs, em temporada online, através do YouTube do Coletivo (https://www.youtube.com/channel/UCMZbmqXpMAexrt_XTCmFs2w), a partir das 14h do dia 19 a 27 de agosto. O espetáculo, primeiro musical criado pelo grupo, em 2015, retorna em novo formato: um musical híbrido que mescla teatro e animação motion (2D). A montagem, que tem direção musical de Alex Mesquita, traz reflexões acerca dos sonhos e das dificuldades encontradas para alcançá-los, além de contar com um prólogo onde todos os artistas relembram o processo inicial da peça animada.

Nesta nova versão, com narração de Linda Paquelet, atriz com 09 anos de idade, os espectadores assistirão a um destemido e sonhador João, que vive uma realidade muito comum às famílias brasileiras, quando, a pedido de sua mãe, vai ao mercado para vender a única e velha vaca que possuem, para colocar comida na mesa e encontra feijões mágicos, a partir daí ele parte em busca de um mundo desconhecido sem medo de enfrentar os percalços que aparecem no caminho. 

Foto: Divulgação 

Na dramaturgia novos personagens aparecem na trama, o pé de feijão ganha voz e até mesmo o dissimulado gigante ganha uma nova atualização que traz à tona debates sociais importantes, principalmente em um momento tão sensível mundialmente. No espetáculo, as crianças têm a oportunidade de rever e ressignificar a história do João do pé de feijão, em princípio já conhecida de todos; de fantasiar sobre pessoas muito parecidas com elas e com suas mães, pais e/ou responsáveis. 

Na animação, novas imagens e perspectivas são criadas dos atores e atrizes que cantam músicas originais presentes em toda a peça. Esse formato animado 2D já é bem conhecido pela criançada em desenhos como “Peppa Pig” entre outros sucessos. O grupo, revela os bastidores da criação, surpreendido pela pandemia resolveu desbravar novos horizontes e recontar e cantar a história da tradicional fábula infantil além de trazer à tona muitas memórias do próprio Coletivo e de como esse espetáculo reuniu todos esses artistas.

 

Foto: Divulgação

Com direção geral de Fernanda Paquelet, direção musical e trilha sonora original de Alex Mesquita e ilustração, animação e montagem final por Don Guto, João do Pé de Feijão traz em sua musicalidade a característica do personagem principal sobre o mundo, com referência principal na música brasileira, que se conecta com referências internacionais como o blues, a música pop, tecno e rock. 

É através do samba, samba-reggae, do ukulele, da viola machete e da sonoridade acústica do violão de nylon e aço, ambos instrumentos itinerantes, discriminados  no século 20, que na peça é retratado esse João brasileiro e esse pé de feijão, árvore íntima e afetivamente ligada ao cotidiano dos cidadãos do país.

“É balizando essas tensões que são pertinentes à nossa cultura, nessa conexão com outras referências, que a narrativa, permeada por esse olhar, com todo esse samba, o acústico, essa viola por trás, cria esse caráter e ponto de partida brasileiro, que está no nosso imaginário. Com todas as letras musicadas, no português brasileiro, é assim que reafirmamos a história de João, uma história muito parecida com as nossas.”, afirma Alex Mesquita.

O espetáculo tem no elenco Jarbas Oliver, Diogo Lopes Filho, Alexandre Moreira, Carlos Eduardo Santos, Fernanda Paquelet , Marília Castro, Igor Epifânio, Roberto Montenegro e Luiz Pepeu. Diante da pandemia do Covid-19  o elenco se reuniu virtualmente para treinar e estudar as possíveis sonoridades para o espetáculo, acompanhado pelo maestro Ângelo Rafael e pelo técnico de gravação Vanderson Baobá, posteriormente indo individualmente ao estúdio Sobrasa, em um horário determinado para gravar as suas falas, para a montagem do espetáculo. 

Foto: Divulgação

“Quando comecei o trabalho de adaptação do texto para a animação ficou evidente a necessidade de um narrador, e foi uma boa oportunidade de nos aproximarmos ainda mais do público infantil, trazendo uma criança para ser esta narradora. Fiz um teste em casa com minha filha Linda Paquelet Viana e deu muito certo”, conta Fernanda Paquelet.

Quanto a sua participação em João do Pé de Feijão, Linda Paquelet fala que foi uma experiência bem diferente das que já vivenciou e a fez se sentir uma profissional. "Eu já tinha feito espetáculos menores, mas fazer a narração do musical me inseriu e fez ter uma nova relação com o teatro. Antes eu só tinha tido contato com partes mais conhecidas, como figurino, maquiagem e interpretação amadoras. Agora tive compreensão da dinâmica, um estúdio com microfone, guitarra, camarim, com muitos equipamentos que não estou acostumada a ver. Em me senti à vontade, feliz e foi bem animado o processo", explica a atriz infantil que vem de uma família de artistas como a mãe Fernanda Paquelet, tios e tias, entre outros. 

Foto: Divulgação

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Coletivo4

O Coletivo4 é um grupo de artistas que se revezam na criação, experimentando música, coreografia, produção, trabalhos manuais, direção e o próprio trabalho dos artistas, cantor(a) e bailarino(a), com a intenção de explorar uma estética voltada para o teatro musical através da prática intensiva das aulas de canto, teatro e dança e da produção artística regular. Formado por Angelo Rafael, Fonseca, Fernanda Paquelet, Roberto Montenegro, Diogo Lopes Filho, Marília Castro, Jarbas Oliver, Alexandre Moreira, Luiz Pepeu, Igor Epifânio, Carlos Eduardo Santos, Lorena Vinhas, o grupo produziu diversos encontros, espetáculos e festivais, entre eles a produção local do espetáculo Minha Vida em Marte, com Mônica Martelli, e Minha mãe é uma peça e o espetáculo Online, com o ator Paulo Gustavo, bem como a produção executiva da Ópera Lídia de Oxum , Entre nós – uma comédia sobre diversidade, Império de Amor, dentre outros. Outra grande produção foi o musical Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia, em 2019, com direção de João Falcão, através do edital Fábrica de Musicais, da Fundação Gregório de Matos/Prefeitura de Salvador. 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade