Feira de Santana

Conjunto Penal de Feira de Santana retoma com visitas sociais a partir de quinta-feira (5)

Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor do Conjunto Penal, capitão Allan Araújo, explicou que a retomada das visitas acontece após redução do número de casos de Covid-19 na cidade.

02/08/2021 às 15h22, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

As visitas sociais e religiosas foram suspensas nas unidades prisionais da Bahia no dia 22 de fevereiro deste ano, pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), como medida de prevenção à proliferação do coronavírus entre os detentos e funcionários destes locais. Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor do Conjunto Penal, capitão Allan Araújo, explicou que a retomada das visitas acontece após redução do número de casos de Covid-19 na cidade e destacou sobre a importância das visitas na ressocialização dos internos.

Segundo ele, a retomada está prevista para acontecer a partir desta quinta-feira (5).

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

"Nós sabemos que as visitas sociais são imprescindíveis no processo de restabelecimento do homem para o convívio social dos homens e mulheres privadas de liberdade. Essa é uma questão prevista na legislação do direito à visitação e nós tivemos as visitas suspensas em virtude da pandemia. Agora com a redução do número de casos de Covid na sociedade feirense e na Bahia, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização autorizou novamente esse retorno das visitas sociais", explicou.

De acordo com o capitão, essa retomada será feita com uma série de critérios que devem ser seguidos.

"Essas visitas irão obedecer a uma série de protocolos que envolvam desde a utilização obrigatória de máscaras, sendo que a Secretaria terá esse cuidado e lá dentro serão entregues novas máscaras e um outro critério é que será apenas um visitante por cada interno. Teremos barreiras sanitárias que serão montadas, teremos profissionais da saúde que estarão controlando esse acesso das pessoas e claro, aquelas pessoas sintomáticas e que fazem parte do grupo de risco não poderão ter acesso", enfatizou.

Para facilitar e desmembrar o grupo de visitas, as ações serão realizadas em dois dias da semana. Os detentos dos pavilhões 6, 7, 9, 10 e 11, receberão visitas na quinta-feira, já os detentos do pavilhão 1, 2, 3, 4 e 5, além do pavilhão feminino, receberão as visitas na sexta-feira.

"Esse planejamento foi elaborado em virtude de facilitar o controle e dá uma humanização do acesso dessas pessoas. Sabemos que Feira de Santana é a maior unidade do Estado em número de visitas que frequentam o local. Esse número é grande em decorrência do quantitativo da população carcerária, então buscamos dividir em dois dias para propiciar que os visitantes, parentes e familiares tenham um tratamento mais humanizado possível, por isso, contamos com o apoio e colaboração de todos para que tudo venha acontecer de forma tranquila e sossegada", concluiu.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade