Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Saúde

Todas as notícias
Publicado em 31/07/2021 17h00.

Oftalmologista explica prevenções para evitar ceratocone; coçar e esfregar os olhos são os principais fatores da doença

O ato de coçar e esfregar os olhos com muita intensidade ajudam na deformidade da córnea.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Oftalmologista explica prevenções para evitar ceratocone; coçar e esfregar os olhos são os principais fatores da doença
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Gabriel Gonçalves

A ceratocone é uma doença degenerativa que afeta a córnea, camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular. Como principal característica da doença, a ceratocone provoca uma redução progressiva na espessura da córnea, empurrando para fora, deixando-a num formato aproximado de um cone.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a oftalmologista Fabiana Luna explicou que a doença pode provocar a falta de definição da imagem, e o paciente começa a se queixar de dificuldades para enxergar.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

"Essas pessoas começam a ter uma fragilidade nas fibras da córnea, que vão ficando mais alongadas com o tempo e, com isso, vão ficando finas e formando um cone, daí o nome ceratocone. Essa deformidade da córnea tira a definição da imagem, e o paciente começa a se queixar dificuldades para enxergar, ficam com a visão borrada, a visão fica torta, distorcida, e o principal fator é a sensibilidade muito grande na claridade que também incomoda", explicou.

De acordo com a oftalmologista, existem tratamentos para amenizar a doença, fazendo com que o grau não possa avançar. Mas para ter um diagnóstico definitivo, com a cura da doença, apenas com transplante de córnea.

"Existem tratamentos para esta doença, mas quando falamos de um tratamento definitivo como forma de devolver o formato original, neste caso seria o transplante da córnea, mas só indicamos em casos bastante avançados, em último grau, porque a ceratocone não aparece de um dia para o outro. Ela vai se modificando aos poucos e por isso é importante o processo de avaliação, o paciente precisa fazer exames da córnea, junto com o exame oftalmológico e vamos vendo em que grau está essa doença. Caso esteja em um grau mais leve, um simples óculos pode fazer a correção e o paciente vai progredindo com esse tratamento, além do uso de lentes de contatom que também é recomendado, cirurgias e o uso de laser, fazendo com que essas córneas fiquem mais resistentes e que as fibras fiquem mais aderidas, e o ceratocone não evolua. Então depende muito do grau da doença para que possamos fazer o tratamento deste paciente", declarou.

O ato de coçar e esfregar os olhos com muita intensidade ajudam na deformidade da córnea. Segundo Fabiana Luna, o único momento que se deve levar as mãos aos olhos é na hora da higiene.

"Essas doenças normalmente estão relacionadas a uma alteração genética e observamos uma relação de pacientes que possuem alergias e são portadores crônicos, uma pessoa que possui fragilidade nas fibras da córnea. Quando esta pessoa coça e esfrega o olho com bastante intensidade, ajuda na deformidade e não se deve coçar os olhos em momento algum, só é permitido tocar nos olhos no momento da higiene. Esse processo é muito arriscado porque a pessoa não mede a intensidade de coçar esse olho, então por isso recomendamos às crianças e adolescentes, onde essa faixa etária tem uma maior incidência da progressão da doença, que possam fazer o acompanhamento oftalmológico pelo menos a cada ano e a depender do caso, que esse prazo seja de 3 a 6 meses, para que mais cedo possamos detectar a doença e o tratamento seja de forma mais precoce", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Covid-19: ministério volta a recomendar vacinação de adolescentes
Saúde

Covid-19: ministério volta a recomendar vacinação de adolescentes

Orientação é priorizar jovens mais vulneráveis

Feira de Santana registra 38 novos casos; quase 400 pessoas aguardam resultados de exames
Boletim

Feira de Santana registra 38 novos casos; quase 400 pessoas aguardam resultados de exames

O boletim epidemiológico contabiliza 27 pacientes internados no município.

Idosos acima de 70 anos recebem dose de reforço contra a covid-19 nesta quinta; veja a vacinação para outros públicos
Covid-19

Idosos acima de 70 anos recebem dose de reforço contra a covid-19 nesta quinta; veja a vacinação para outros públicos

Também haverá aplicação da primeira dose da vacina para adolescentes de 14 anos (nascidos em 2007), com ou...

Vídeo

Influencers celebram Hit das Vacinas por incentivar jovens a se imunizarem contra Covid-19 Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quarta-feira 22.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram