Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Dezembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 28/07/2021 09h43.

Valores do esporte

O esporte pode oferecer uma contribuição válida para entendimento pacífico entre os povos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Os Jogos Olímpicos, no Japão, ocupam grandes espaços na mídia. O mundo esportivo tem seus olhares, atenções e emoções voltados para milhares de atletas. Esse momento histórico, é oportuno, para uma reflexão sobre a importância do esporte no cotidiano de cada um de nós e seus valores.

O ESPORTE difundiu-se, em todos os quadrantes do mundo, ultrapassando diversidades de culturas e de nações. Nos últimos anos, desenvolveu-se como um dos fenômenos típicos da modernidade. Cresce, também, cada vez mais, a consciência de que não é possível afastar os exercícios físicos da nossa vida diária. A prática esportiva se traduz em qualidade de vida.

OS PRINCIPAIS valores do esporte – respeito aos oponentes, trabalho em equipe e jogo limpo – convergem com os princípios da Carta das Nações Unidas. A ONU assegura que o esporte é um direito humano essencial para que as pessoas, de qualquer idade, possam ter uma vida sadia. Os próprios gregos, substituíram os espetáculos, onde morriam pessoas, por competições esportivas pacificas.

A ATIVIDADE esportiva é essencial para o desenvolvimento da pessoa. Ensina valores, como cooperação e respeito; contribui para a interação e inclusão social; previne doenças e, acima de tudo, coloca indivíduos e comunidades lado-a-lado, diminuindo diferenças étnicas e culturais. O esporte pode construir uma cultura de paz e tolerância. Contribui para o desenvolvimento econômico, cultural e social; melhora a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades.

DO PONTO de vista religioso, o esporte é de grande importância. O apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios exorta os cristãos, com as seguintes palavras: “Não sabeis que no estádio todos os atletas correm, mas só um ganha o prêmio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo”. (II Cor 9,24).

APROVEITEMOS do momento dos Jogos Olímpicos, para celebrarmos o congraçamento e a unidade entre os povos, mostrando que a paz, tão sonhada, pode ser alcançada com as mãos unidas de todos aqueles que buscam construir a verdadeira civilização da solidariedade. O esporte pode oferecer uma contribuição válida para entendimento pacífico entre os povos.

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Levanta-te, vem para o meio
Artigo

Levanta-te, vem para o meio

Jesus fez entender a todos que aquele homem tinha valor e não podia ser desprezado por causa de sua deficiên...

Você sempre agradece?
Artigo

Você sempre agradece?

É importante saborear o alimento preparado por alguém, ao invés de engolir rapidamente alguns bocados.

O mundo vai acabar?
Artigo

O mundo vai acabar?

É mais importante saber que o Cristo gosta de nós, naquilo que estamos fazendo, do que imaginar as coisas qu...

Vídeo

Buracos e lama causam transtornos a moradores e comerciantes da Rua Tupinambá Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 03.12:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram