Comportamento

Decoração pode ajudar a diminuir ansiedade; saiba como

Ambiente acolhedor e confortável pode ajudar a relaxar e trazer mais segurança

27/07/2021 às 18h26, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Brasil tinha a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2017. De acordo com o levantamento, mais de 18 milhões de brasileiros viviam com algum transtorno de ansiedade, o que equivale a mais de 9% da população.

A ansiedade, além de ser um problema de saúde que pode trazer outras doenças, pode interferir diretamente na rotina das pessoas. Insônia, dificuldade de concentração, sentimento de agitação, entre outros sintomas, podem aparecer nas pessoas que sofrem com esses transtornos.

Por isso, é essencial buscar por alternativas que diminuam esses incômodos ou até mesmo que possam preveni-los.

Como usar a decoração para diminuir a ansiedade

O transtorno de ansiedade deve ser tratado com a ajuda de médicos, psicólogos e outros profissionais devidamente capacitados a cuidar dos sintomas. No entanto, para ajudar na melhora e no bem-estar, é possível utilizar a decoração para criar ambientes acolhedores.

Ambientes com claridade natural e circulação de ar, por exemplo, evitam a sensação de claustrofobia – algo que pode surgir com a ansiedade. Mesmo que o espaço seja pequeno, ao não acumular muitos móveis e objetos, a sensação de amplitude pode ser alcançada mais facilmente.

Colocar um espelho nas paredes também ajuda a deixar os ambientes mais iluminados e aparentemente maiores. Sem precisar fazer uma grande obra – apenas com uma furadeira, um parafuso e o espelho de sua preferência –, o local pode ficar bastante diferente.

Também é possível conseguir boas sensações investindo em fragrâncias para os ambientes. Além de ficar com a casa cheirando bem, usar aromatizadores pode deixar o lugar mais fresco e tranquilizante, principalmente com aromas de lavanda ou rosa, que ajudam na sensação de relaxamento.

Vasos, com flores ou folhagens, também ajudam a trazer mais vida para o ambiente, além de serem boas opções de decoração. Deixar os locais com um aspecto de natureza é muito importante para criar uma atmosfera diferente. Algumas plantas também são conhecidas por suas propriedades calmantes, como é o caso da própria lavanda, tornando-a uma boa opção para ter até mesmo dentro do quarto.

Por fim, uma cama confortável e bem arrumada pode trazer um descanso ainda melhor. Por isso, escolha bons travesseiros e uma roupa de cama que ofereça frescor nas noites quentes e um bom aquecimento nas noites frias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade