Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 21/07/2021 21h54.

2ª edição do seminário da Flifs tem recital com Setúval e Lucas Galvão

O recital Re(existires) Poéticos tem como finalidade provocar reflexões diante de questões associadas a existência e resistência em meio a vida humana.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
2ª edição do seminário da Flifs tem recital com Setúval e Lucas Galvão
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (22) às 18h30 haverá apresentação online, pelo YouYube, do recital Re(existires) Poéticos, uma proposta literária, cultural e artística que se constitui na apresentação oral poética, visual e interpretativa, especificamente, através de uma produção audiovisual. O recital Re(existires) Poéticos tem como finalidade provocar reflexões diante de questões associadas a existência e resistência em meio a vida humana que permeiam sobre as produções poéticas e aos enfrentamentos discursivos e atitudinais no que se refere a opressão e negação social no cotidiano.

A apresentação acontece durante a abertura da 2ª edição do Seminário da Feira de Livros de Feira de Santana (Seminário da Flifs), que estende-se até o mês de agosto. A ocorrência do Seminário será na modalidade virtual, reunindo professores, pesquisadores, estudantes e mediadores de leitura para um debate sobre a Literatura a partir dos conceitos da memória e resistência.

Através de uma maneira dialógica e interpretativa a abordagem dada na apresentação audiovisual de Re(xistires) Poéticos está relacionada com recortes de diálogos soltos e articulados que vão se estruturando e compondo narrativas poéticas de autores brasileiros que recaem em proposições de diversas temáticas em que as imagens refletem atos de existência e resistência dos poetas no universo do uso das palavras como instrumento de permanência criativa e de reflexões.

Segundo Setúval, criador da produção, o tema do recital baseia-se na conjugação do verbo existir (inicialmente oralizado) como pano de fundo para ilustrar a condição do existir humano com a ênfase na escuta do resistir associado a pronúncia dos dois verbos de modo a entendê-las como expressões que se conjugam quase semelhantes, mas com significados diferentes e oportunos de associações aos enfrentamentos da vida.

“Os poetas Setúval e Lucas Galvão nos brindam com um repertório literário precioso, cuidadosamente escolhido e com uma excelente e forte performance. O espetáculo Re(xistires) Poéticos, sem dúvida, dará mais brilho ao Seminário Flifs, pois nos presenteia com escritores e poetas clássicos e contemporâneos contribuindo para ampliação do repertório literário dos inscritos no Seminário”, declara a professora Rita Breda, Pró-Reitora de Extensão da Uefs e Coordenadora da Flifs.

Fazendo uso de poemas autorais de Setúval e Lucas Galvão, como também de autores brasileiros, a exemplo de Roberval Pereyr, Antonio Brasileiro, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, Mário Quintana, Bráulio Bessa, Cecília Meireles, entre outros, a produção audiovisual vai tomando forma com as imagens e interpretações que remetem a uma perspectiva de projetar a palavra como ferramenta do fazer poético e da significação do poeta como denunciante das questões sociais.

Cristiana Barbosa, Coordenadora Seminário da Flifs também comentou sobre a produção. “Re(xistires) poéticos é uma celebração à poesia! Setúval e Lucas Galvão, através de uma seleção primorosa, sensível e visceral, nos convida à releitura das obras apresentadas. As interpretações dos dois poetas e professores envolvidos convergem num compasso perfeito. O cuidado com o ambiente e a trilha musical escolhida nos envolvem numa intimidade entre texto e contexto, unida às suas falas potentes em linguagem teatral faz aflorar a sensibilidade dos ouvintes. Os conceitos de memória e resistência, subtítulo do Seminário Flifs é explorado com sagacidade a partir dos textos literários. Apaixonante!”

A ideia da criação e produção audiovisual é do poeta declamador Setúval que participa do elenco juntamente com o poeta Lucas Galvão. A gravação, fotografia e edição ficou por conta do publicitário Roberto Cordeiro, da Produtora Intervídeo, sendo as músicas instrumentais, que compõem o enredo do recital, assinadas pelo músico e cantor feirense Dann Silveira. Para acessar a abertura da 2ª edição do Seminário da Flifs e a apresentação do recital Re(xistires) Poéticos é só clicar no link: https://youtu.be/k4c4GwC1TXQ
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Feira do Livro: Flifs começa terça-feira (21); confira a programação
Feira de Santana

Feira do Livro: Flifs começa terça-feira (21); confira a programação

O evento, organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), será totalmente gratuito e virtua...

Após saída do PDT, deputada federal Tabata Amaral anuncia filiação ao PSB
Política

Após saída do PDT, deputada federal Tabata Amaral anuncia filiação ao PSB

O prefeito de Recife e namorado de Tabata, João Campos (PSB), também participou do programa.

'Eventos de médio porte poderão ser retomados gradativamente em Feira de Santana', afirma secretário
Feira de Santana

'Eventos de médio porte poderão ser retomados gradativamente em Feira de Santana', afirma secretário

Questionado se há possibilidade do município promover um evento-teste na cidade, o secretário explicou que ...

Vídeo

Folheteiro e cordelista, Jurivaldo Alves reforça o papel da literatura de cordel para a história Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 17.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram