Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 21/07/2021 15h00.

SEI Bahia supera marca de 2,5 milhões de processos eletrônicos

O software possui 45 mil usuários internos, 59 mil externos cadastrados, e está presente em 71 órgãos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
SEI Bahia supera marca de 2,5 milhões de processos eletrônicos
Foto: Divulgação/ GOVBA

Acorda Cidade

O SEI Bahia, sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos do Estado, superou a marca de 2,5 milhões de processos administrativos instaurados, desde a implantação, em dezembro de 2017. Em pouco mais de três anos e meio de funcionamento, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia) é um case de sucesso na administração estadual e está consolidado como importante ferramenta de transformação digital. O software possui 45 mil usuários internos, 59 mil externos cadastrados, e está presente em 71 órgãos.

Anteriormente, os processos administrativos do Estado eram em meio físico (papel), geravam gastos com papel ofício, impressão, postagem, combustível e armazenamento. Empresas especializadas em processo eletrônico estimam que o custo unitário com um processo físico é cerca de R$ 30. Levando em consideração essa estimativa, o Estado já economizou mais de R$ 75 milhões com os processos que já foram abertos no SEI Bahia. Além da economia financeira, há também benefícios ambientais. O uso do software digital poupou a impressão de 375 milhões de folhas de papel ofício.

O Sistema Eletrônico de Informações também traz ganhos de eficiência e produtividade para a máquina pública. A tramitação dos processos é muito mais célere, rápida e ágil. Não se perde mais tempo transportando malotes. Com apenas um clique, o processo é remetido para um destinatário, que pode estar a milhares de quilômetros. Outra vantagem é a possibilidade que o sistema oferece de mais de uma pessoa atuar em um mesmo processo de forma simultânea, gerando um ganho de tempo relevante.

Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o SEI Bahia é um das ferramentas que compõem um projeto estruturante de transformação digital do Estado. “O sistema colocou a administração estadual em outro patamar no quesito da gestão de processos administrativos. Saímos do papel para a era digital, com todos os processos do Estado eletrônicos. Isso nos trouxe celeridade, segurança, maior transparência, redução de despesas, além do ganho ambiental relevante com a redução significativa do uso de papel. Vale ressaltar que o software foi adquirido sem custo pelo Estado e já gerou uma economia expressiva para o erário”, pontuou.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Transferência de veículo: Detran-BA anuncia adesão ao Renave
Registro Nacional

Transferência de veículo: Detran-BA anuncia adesão ao Renave

Serviço vai desburocratizar e baratear o serviço de transferência, no Estado.

Bahia

Governo do Estado busca alternativas para manter Cine Glauber Rocha

A mobilização envolve a busca de apoio também da iniciativa privada e de outros parceiros para que a Bahia ...

Detran-BA relembra aos condutores sobre validade dos prazos de renovação da CNH
Bahia

Detran-BA relembra aos condutores sobre validade dos prazos de renovação da CNH

É necessário que os condutores marquem o atendimento com antecedência para evitar dificuldades ao final de ...

Vídeo

Folheteiro e cordelista, Jurivaldo Alves reforça o papel da literatura de cordel para a história Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 17.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram