Feira de Santana

Alunos da rede municipal aprendem sobre a cultura dos festejos juninos de forma remota

Com a proposta de ampliar os vínculos familiares com a decoração da casa de cada aluno para a chegada do São João nesse atual momento de pandemia, foram realizadas duas tarefas.

24/06/2021 às 13h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Brandão de Souza, no distrito de Humildes em Feira de Santana, realizaram na terça-feira (22) o “São João em casa”, como uma atividade de arte e educação física, com o objetivo de fortalecer a cultura do período junino.

O professor Márcio Anunciação contou ao Acorda Cidade que a atividade contou também com a participação dos pais dos alunos, e que a experiência trouxe muita interação para todos.

“Os pais participaram com muito entusiasmo, principalmente os que trabalhavam durante o dia e as crianças só tinham o contato com o celular durante a noite. Eu dialogava muito com eles sobre os materiais, que eram recicláveis, dava orientações em relação ao corte, principalmente do papelão com tesoura, para que eles deixassem pelo menos o esboço cortado para que os meninos não tivessem o contato com a tesoura para não se machucarem. Essa participação dos pais com esse trabalho foi muito significativa”, disse o professor Márcio Anunciação.

Foto: Arquivo Pessoal

Com a proposta de ampliar os vínculos familiares com a decoração da casa de cada aluno para a chegada do São João nesse atual momento de pandemia, foram realizadas duas tarefas. A confecção de um porta-retrato, com o desenho de memória afetiva com o tema “festa junina” e a construção de bonecos caipiras com o tema junino, ambos feitos com materiais reciclados.

“Tudo aconteceu de forma remota pelo WhatsApp, pelo Meet, inclusive fizemos o São João online. Teve uma eleição, onde teve um ranking de primeiro, segundo e terceiro lugar e algumas premiações que foram a culminância do trabalho. Essas premiações foram doações de pessoas que se sensibilizaram com o trabalho e doaram alguns produtos. Houve também sorteio do balaio junino.”, relatou o professor.

Foto: Arquivo Pessoal

A aluna Naylla Mendes do 5º ano, afirmou que para ela foi muito interessante fazer uma boneca de material reciclável por representar o São João, e também pela falta da festa na escola.

“Devido a essa pandemia não temos o São João há dois anos, era bem legal quando a nossa festinha era na escola.”, contou Naylla. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade