Acorda Cidade - Dilton Coutinho

27 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 22/06/2021 09h46.

Governo do Estado lança revista em quadrinhos sobre combate ao racismo e incentivo à ciência

Para a secretária em exercício da Secti, Mara Souza, “a questão da representatividade de ver o jovem pensando, discutindo, questionando e entendendo como é possível sair da escola e entrar no mundo científico a partir de sua própria curiosidade é muito interessante
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Governo do Estado lança revista em quadrinhos sobre combate ao racismo e incentivo à ciência
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Arte e educação se unem no combate ao racismo e no incentivo à ciência. Como parte das celebrações do Mês da História Negra nos Estados Unidos, as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Educação (Sec) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) lançaram a revista em quadrinhos “Entrevistas além do tempo” nesta segunda-feira (21), com transmissão pelo canal da Secti no Youtube.

A HQ, voltada para estudantes baianos, principalmente os de escolas públicas, tem como foco a popularização da ciência e busca prevenir o racismo estrutural, que dificulta o acesso de jovens negros às carreiras científicas. A narrativa acompanha três jovens, Miguel, Júlia e Arthur, que encontram a Rebô, uma personagem que vai construir uma máquina do tempo e os convida para um teste. Nesta jornada, eles conversam com diversos cientistas, inventores, bioquímicos, dentre outros.

Dois personagens da HQ, Alan Brito e Eliade Lima, são pessoas reais e participaram do lançamento. Alan é professor de física e diretor-substituto do Observatório Astronômico. Já Eliade é coordenadora do Projeto Energéticas, do grupo do Pampae. Ambos são baianos e estudaram em escolas públicas. A HQ foi escrita pelo professor e pedagogo Carlos Teixeira.

“Vamos dar esse mergulho nessa revista em quadrinhos que de maneira leve, de maneira criativa, nos convida, através das trajetórias de cientistas negros e negras do nosso Brasil, a conhecermos essas experiências e, sem dúvida, fortalecer esse estímulo aos nossos estudantes”, destacou a secretária da Sepromi, Fábya Reis.

Para a secretária em exercício da Secti, Mara Souza, “a questão da representatividade de ver o jovem pensando, discutindo, questionando e entendendo como é possível sair da escola e entrar no mundo científico a partir de sua própria curiosidade é muito interessante. A revista nos ajuda muito na divulgação dos temas, porque uma de nossas metas é atrair, cada vez mais, jovens para se tornarem cientistas baianos”.

O professor e pedagogo Carlos Teixeira explicou que “estudos revelam um grande desconhecimento a respeito de quem são as pessoas que fazem a ciência no Brasil, quem são os cientistas. E de uma maneira mais específica, existe um desconhecimento ainda maior a respeito de homens e mulheres e negros que contribuem para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Então, essa revista tem a finalidade de mostrar a contribuição dos negros dentro do contexto do desenvolvimento, da contribuição para o desenvolvimento da ciência no Brasil”. A revista pode ser encontrada no site claraciencia.org e no Portal Educapes.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Confira o resultado do sorteio de vagas para o Colégio da Polícia Militar
Colégio da Polícia Militar

Confira o resultado do sorteio de vagas para o Colégio da Polícia Militar

Os pais ou responsáveis legais dos sorteados deverão dirigir-se à Unidade do CPM escolhida no ato da inscri...

Google está oferecendo cursos gratuitos através da plataforma Ateliê Digital
Cursos Gratuitos

Google está oferecendo cursos gratuitos através da plataforma Ateliê Digital

As aulas são abertas a todos os interessados, independentemente do nível de conhecimento.

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quinta-feira 27.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram