Acorda Cidade - Dilton Coutinho

20 de Setembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 21/06/2021 16h08.

Bahia quer engajamento dos municípios em novo remapeamento turístico

Realizado a cada dois anos, o mapeamento é um importante instrumento para a captação de investimentos públicos na esfera federal e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, a exemplo de promoção dos destinos e qualificação profissional, dentre outros aspectos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Bahia quer engajamento dos municípios em novo remapeamento turístico
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Municípios baianos devem ficar atentos à seleção para o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Com a previsão de abertura do processo de mapeamento pelo Ministério do Turismo (MTur) no segundo semestre, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) já atua junto aos gestores municipais a fim de prepará-los para o atendimento aos critérios para manutenção ou ingresso das cidades. Realizado a cada dois anos, o mapeamento é um importante instrumento para a captação de investimentos públicos na esfera federal e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, a exemplo de promoção dos destinos e qualificação profissional, dentre outros aspectos.

“Estamos chamando os 417 municípios a observarem seu potencial para desenvolvimento da atividade turística, visando à manutenção ou ingresso no mapa. Nosso intuito é mostrar a aptidão da Bahia para o turismo nos seus diversos segmentos, já que somos um estado de grande dimensão territorial e diversidade natural e cultural”, explica o secretário estadual Maurício Bacelar. Atualmente, a Bahia figura no Mapa do Turismo Brasileiro com 133 municípios distribuídos em 13 zonas turísticas.

Foto: Divulgação

Critérios – Dentre os requisitos para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro estão comprovação da existência de um órgão municipal de turismo com dotação orçamentária para a área, existência de conselho municipal de turismo em atividade, prestadores de serviço inscritos no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Setor de Turismo (Cadastur), adesão ao Programa de Regionalização do Turismo e apresentação de um Plano Municipal de Turismo com validade de 24 meses. No entanto, os critérios podem ser alterados pelo Mtur.

Visita técnica – O município de Amélia Rodrigues foi o primeiro a contar com a interlocução da Setur in loco. Na última sexta-feira (18), o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo, e a coordenadora de Cadastro da Setur, Jessyana Cintra, foram recebidos pelo prefeito João Bahia para uma visita técnica.

Na oportunidade, a equipe da Setur fez explanações sobre requisitos e vantagens de estar no Mapa do Turismo Brasileiro e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) - mantido na Bahia pela parceria entre o MTur e a Setur. Conheceram também atrativos do município, a exemplo da Cachoeira da Pedreira e os antigos engenhos Boa Esperança e Água Fria.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Homem morre e três pessoas ficam feridas após carro bater em carreta no sudoeste da Bahia
Bahia

Homem morre e três pessoas ficam feridas após carro bater em carreta no sudoeste da Bahia

Acidente aconteceu na tarde de domingo (19), em trecho da BR-116 em Vitória da Conquista. Polícia diz que ba...

Ipecaetá: trecho da BA-120, que liga a sede ao distrito de Cavunge, será recuperado
Bahia

Ipecaetá: trecho da BA-120, que liga a sede ao distrito de Cavunge, será recuperado

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas ocorrerá em 21 de outubro.

Litoral Sul baiano: BA-001 terá mais de 215 quilômetros recuperados
Bahia

Litoral Sul baiano: BA-001 terá mais de 215 quilômetros recuperados

A obra teve o aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (17).

Vídeo

Folheteiro e cordelista, Jurivaldo Alves reforça o papel da literatura de cordel para a história Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 20.09:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram