Acorda Cidade - Dilton Coutinho

01 de Agosto de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 21/06/2021 16h08.

Bahia quer engajamento dos municípios em novo remapeamento turístico

Realizado a cada dois anos, o mapeamento é um importante instrumento para a captação de investimentos públicos na esfera federal e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, a exemplo de promoção dos destinos e qualificação profissional, dentre outros aspectos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Bahia quer engajamento dos municípios em novo remapeamento turístico
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

Municípios baianos devem ficar atentos à seleção para o novo Mapa do Turismo Brasileiro. Com a previsão de abertura do processo de mapeamento pelo Ministério do Turismo (MTur) no segundo semestre, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) já atua junto aos gestores municipais a fim de prepará-los para o atendimento aos critérios para manutenção ou ingresso das cidades. Realizado a cada dois anos, o mapeamento é um importante instrumento para a captação de investimentos públicos na esfera federal e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, a exemplo de promoção dos destinos e qualificação profissional, dentre outros aspectos.

“Estamos chamando os 417 municípios a observarem seu potencial para desenvolvimento da atividade turística, visando à manutenção ou ingresso no mapa. Nosso intuito é mostrar a aptidão da Bahia para o turismo nos seus diversos segmentos, já que somos um estado de grande dimensão territorial e diversidade natural e cultural”, explica o secretário estadual Maurício Bacelar. Atualmente, a Bahia figura no Mapa do Turismo Brasileiro com 133 municípios distribuídos em 13 zonas turísticas.

Foto: Divulgação

Critérios – Dentre os requisitos para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro estão comprovação da existência de um órgão municipal de turismo com dotação orçamentária para a área, existência de conselho municipal de turismo em atividade, prestadores de serviço inscritos no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Setor de Turismo (Cadastur), adesão ao Programa de Regionalização do Turismo e apresentação de um Plano Municipal de Turismo com validade de 24 meses. No entanto, os critérios podem ser alterados pelo Mtur.

Visita técnica – O município de Amélia Rodrigues foi o primeiro a contar com a interlocução da Setur in loco. Na última sexta-feira (18), o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos, João Henrique Paolilo, e a coordenadora de Cadastro da Setur, Jessyana Cintra, foram recebidos pelo prefeito João Bahia para uma visita técnica.

Na oportunidade, a equipe da Setur fez explanações sobre requisitos e vantagens de estar no Mapa do Turismo Brasileiro e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) - mantido na Bahia pela parceria entre o MTur e a Setur. Conheceram também atrativos do município, a exemplo da Cachoeira da Pedreira e os antigos engenhos Boa Esperança e Água Fria.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

SAC detém quase 108 mil documentos para serem retirados pela população
Bahia

SAC detém quase 108 mil documentos para serem retirados pela população

O abandono de documentos nos postos gera problemas operacionais, além de prejuízo para os cidadãos, que já...

Viabahia programa içamento de travessia de passarela para este domingo (1), em Santo Estevão
Bahia

Viabahia programa içamento de travessia de passarela para este domingo (1), em Santo Estevão

A operação está programada para ser iniciada às 05h45, em horário de menor fluxo de veículos, com térmi...

Decreto impede a realização da Vaquejada de Serrinha e edição de 2021 é cancelada
Bahia

Decreto impede a realização da Vaquejada de Serrinha e edição de 2021 é cancelada

A organização informou que a nova data está marcada para o período de 7 a 11 de setembro de 2022, com R$ 3...

Vídeo

Fiéis celebram o dia de Senhora SantAna na Catedral Metropolitana de Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 30.07:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram