Vacina Covid-19

Secretário diz que vacinação por idade busca atingir os mais jovens em Feira de Santana

De acordo com ele, a Secretaria de Saúde agora está focando na vacinação por faixa etária, para evitar a sobrecarga das unidades de saúde de pessoas acometidas pela doença, sobretudo os mais jovens.

21/06/2021 às 15h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O movimento de pessoas em busca da vacinação contra a Covid-19 na UniFTC, na Avenida Artêmia Pires, nesta segunda-feira (21), foi considerado tranquilo. No local, estão sendo vacinadas, com a primeira dose do imunizante, pessoas nascidas em 1975 ou com 46 anos. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão sendo aplicadas a primeira e a segunda dose dos imunizantes, também seguindo o critério da idade.

Com 49 anos de idade, Ivonete Cruz de Lima, se dirigiu ao posto da UniFTC para se vacinar e aproveitou a oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação em massa, segurando um cartaz escrito 'Viva o SUS, Viva a Ciência. Vacine já'.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Sabemos que a doença está aí e temos que nos prevenir. Aqueles que não querem tomar a vacina, peço que venham tomar. É prevenir você e sua família, quem você ama, tomando a primeira e a segunda dose, pra que a gente venha a vencer essa covid-19. Já tive irmãos, sobrinhos, parentes, amigos e vizinhos com covid-19”, afirmou.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de saúde, Marcelo Britto, afirmou que foram disponibilizadas cinco mil doses de vacinas para a UniFTC e duas mil foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde, onde além da primeira dose, a população também pôde completar o esquema vacinal com a segunda aplicação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós disponibilizamos cinco mil vacinas para a UniFTC. As demais duas mil foram redistribuídas para as UBS, numa tentativa de aproximar a população, mas estamos orientando as pessoas que façam na UniFTC, para eliminar filas. Temos uma equipe muito grande de vacinadores, que mesmo a fila estando grande, ela está andando com maior rapidez”, afirmou o secretário.

De acordo com ele, a secretaria de Saúde agora está focando na vacinação por faixa etária, para evitar a sobrecarga das unidades de saúde de pessoas acometidas pela doença, sobretudo os mais jovens.

“Temos identificado que pessoas jovens estão dando entrada no Hospital de Campanha, Hospital de Dom Pedro e Clériston Andrade. Hoje não tem mais aquela prevalência de pessoas com mais idade, é sempre o pessoal mais jovem. Por isso a recomendação do prefeito Colbert Martins de nós baixarmos da forma mais forte possível por conta desses jovens que gostam de frequentar festas, vão para paredão, socializam muito mais do que quem tem mais idade. Então a gente tem que tentar atingir esse público logo, para evitar a sobrecarga das UTIs”, destacou.

Marcelo Britto ressaltou ainda que, nos últimos dias, o movimento da vacinação tem sido mais tranquilo nas unidades, mas acredita que o mau tempo e o fato de muitas pessoas já terem se vacinado dentro dos grupos prioritários têm colaborado para isso. Ele disse que, a depender do fluxo nesta terça-feira (22), existe a possibilidade de baixar mais a idade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Sempre é possível tentar dependendo do fluxo de pessoas que procure as unidades de vacinação e também da quantidade de vacinas que temos disponíveis. Quero apenas reforçar com as pessoas a necessidade de manter o isolamento, utilizar máscara sempre, álcool gel, não aglomerar, não participar de festa, de paredão. Lamento profundamente pelo São João, que é uma festa tão típica, mas acredito que esse será o último que a gente vai passar dessa forma, e nada impede depois que essa pandemia tenha passado da gente fazer um São João, Micareta, Carnaval fora de época, tudo para tentar recuperar esse tempo perdido, que tem uma razão muito clara que é de salvar vidas”, recomendou.

A enfermeira Fabiana Lima, que trabalha na UBS do bairro Baraúnas, confirmou que a vacinação ocorreu de forma tranquila no local, a partir das 8h.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Vacinamos hoje em todas as unidades básicas de Feira, aplicando a primeira dose com a Coronavac, e seguindo com a segunda dose com a Oxford. Recebemos 150 doses da Coronavac e 250 doses da Oxford para a segunda dose”, informou.

Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade