Acorda Cidade - Dilton Coutinho

27 de Julho de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 16/06/2021 16h50.

Novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia é aprovado

A ação, capitaneada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai permitir que a Bahia avance ainda mais no setor.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

O novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia da Bahia está aprovado pela Assembleia Legislativa. O projeto de Lei que atualiza a legislação do setor foi enviado no mês passado pelo Governo do Estado à Alba. Com a aprovação por aclamação nesta terça-feira (15), a matéria, que teve relatoria da deputada Fabíola Mansur, segue para sanção por parte do governador Rui Costa. A ação, capitaneada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai permitir que a Bahia avance ainda mais no setor.

Para a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, a aprovação do Marco, fruto de um trabalho conjunto realizado nos últimos anos, é motivo de comemoração para todos os atores envolvidos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. “O novo Marco Legal atualiza a base jurídica de referência para a ciência, tecnologia e inovação, dando clareza à relação entre as universidades e o setor produtivo, entre outras questões. Avançamos e já vislumbro os próximos desafios: regulamentar e colocar em prática toda a potencialidade da legislação em um sistema de inovação pujante”, disse.

O Marco Legal vai facilitar o desenvolvimento de pesquisas e de novas tecnologias com transparência e objetividade. O início desta ação aconteceu em 2018, com a criação do Grupo de Trabalho, composto por integrantes do governo, indústria, comércio, agropecuária, academia, startups, comunidades científicas e sociedade civil organizada, que, juntos, realizaram reuniões, discussões, seminários e consulta pública para dar origem a uma Lei que esteja em conformidade com as demandas específicas do desenvolvimento de um setor tão dinâmico e importante para a economia.

O procurador Geral do Estado, Paulo Moreno, responsável por todo suporte jurídico na atualização do Marco Legal, destacou que ele é, sem dúvidas, uma das mais importantes e necessárias normas para o futuro do desenvolvimento sustentável do Estado no pós-pandemia. “Um ambiente jurídico seguro para a relação entre o poder público e todos os demais agentes do ecossistema de inovação exige uma qualidade normativa e uma atuação proativa e eficiente da advocacia pública. A PGE atuou ativamente no grupo de trabalho que elaborou o anteprojeto e continuará dando importância central para o Marco Legal e para a CT&I em sua gestão estratégica. Se havia ainda alguma dúvida, a pandemia mostrou que fora da ciência não há soluções reais para os problemas complexos da atualidade. Temas como atuação das universidades públicas, fomento e financiamento à inovação, compras governamentais inovadoras, parques e polos tecnológicos ganham na Bahia um ambiente mais eficiente, com a nova lei”. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Mais de 70% dos serviços públicos brasileiros já são digitais
Tecnologia

Mais de 70% dos serviços públicos brasileiros já são digitais

Plataforma Gov.br digitalizou mais de 1,4 mil serviços desde 2019

Serpro anuncia programa de benefícios voltado para startups
Tecnologia

Serpro anuncia programa de benefícios voltado para startups

Iniciativa foi um dos destaques da Campus Party, evento internacional de tecnologia que acontece simultaneamen...

Dia do emoji ❤: veja o top 5 e novidades que vêm por aí 😍
Brasil

Dia do emoji ❤: veja o top 5 e novidades que vêm por aí 😍

Lista mostra que 😂 é o mais popular de todos, segundo pesquisa da Adobe, mas corre o risco de virar c...

Vídeo

Fiéis celebram o dia de Senhora SantAna na Catedral Metropolitana de Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 23.07:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram