Cultura

Músico baiano Igor Lisboa lança álbum Desgaste Completo

As canções são como pílulas de conforto para mentes e corpos desgastados, uma resposta a várias situações desafiadoras que o artista tem vivenciado. A arte é uma forma de compartilhar com outras pessoas que estão lidando com os mesmos sentimentos e questões que provocam angústia.

14/06/2021 às 11h52, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Do desgaste íntimo, para o coletivo. Das questões internas, de cada um, para o que gera estragos coletivos, na cidade, no país e no mundo. Concebido em plena pandemia e com inspiração também na pauta ecológica, Desgaste Completo é o novo álbum do músico baiano Igor Lisboa em projeto solo batizado de Shirtsleeves. “O álbum é um convite à reflexão. Não é música de pano de fundo”, avisa o artista aos interessados em conhecer as treze faixas do EP que podem ser ouvidas em plataformas digitais e serviços de streaming, como Spotify, Apple Music, Youtube Music e Bandcamp.

As canções são como pílulas de conforto para mentes e corpos desgastados, uma resposta a várias situações desafiadoras que o artista tem vivenciado. A arte é uma forma de compartilhar com outras pessoas que estão lidando com os mesmos sentimentos e questões que provocam angústia. A temática ambiental é inspiração para canções. Na pauta musical e ecológica, destacam-se canções como Aquecimento Global, cuja letra não esconde indignação. “Não tenho palavras para isso. A questão não é mais: como evitar o aquecimento global. A questão é pensar em meios de sobrevivência para a raça humana”.

Outras faixas, como Monóxido de Carbono e Mormaço, têm efeitos quase cinemáticos. ”Se prestar atenção nos detalhes, não é difícil perceber que o que parece ficção é muito mais crítica da realidade. Uma forma imaginativa de enxergar algumas questões”, acrescenta. A atmosfera do disco é de enfrentamento de problemas, sejam individuais ou coletivos. As letras são um convite à reflexão. Só uma faixa instrumental é destinada ao relaxamento, de fato. “Relaxe é uma faixa totalmente intencional, feita para lembrar que a gente pode viver se equilibrando em um malabarismo de problemas e, ainda assim, encontrar um tempo para relaxar. E este momento é importante e precisava ser levado muito a sério”, ressalta.

Sobre o artista:

Formado em Design, Igor Lisboa aprendeu os primeiros acordes da adolescência, aos 16 anos. Começou com a guitarra. Logo despertou interesse pelo violão, teclado, baixo e só parou quando se percebeu multi-instrumentista. Em 2014, montou a primeira banda dedicada a covers de rock e depois formou a The Hot Coffes, banda de rock autoral com composições em inglês. Integrou a Rubatosis, banda vencedora do concurso FACOMSOM (2019), projeto desenvolvido com o objetivo de construir um espaço de incentivo à cena musical alternativa de Salvador. Há 4 anos, dedica-se à carreira solo. As primeiras canções autorais foram compostas em inglês, mas, atualmente, as letras em português tornaram-se instrumento de crítica através da escuta. Além do disco (Ordinary Scape), lançado em 2017, Igor Lisboa assina 19 singles e 2 EPs. “Quero viver de música… Gosto de estar nos palcos, de criar, compor, trocar ideias com outros músicos, compartilhar vivências. Os processos criativos são musicais e terapêuticos. É mais sobre a jornada do que sobre o produto final”, define.

Serviço:

O quê? Lançamento do álbum Desgaste Completo
Quem? Compositor e multi-instrumentista Igor Lisboa
Quando? Lançamento dia 14 de junho, segunda-feira, às 20horas
Onde? Instagram @shirtsleevesact (instagram.com/shirtsleevesact)
Como? Evento gratuito
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade