Feira de Santana

Sindicato do Comércio diz que vai negociar abertura das lojas no feriado de São João

Caso haja um acordo entre os sindicatos e aconteça a abertura das lojas, os funcionários deverão receber o pagamento extra pelo dia trabalhado, bem como o vale-transporte.

11/06/2021 às 15h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs) é favorável à proposta do prefeito Colbert Martins de adiamento do feriado de São João, que este ano, será comemorado numa quinta-feira, dia 24 de junho. De acordo com o diretor da entidade, Marco Antônio Santana da Silva, ele vai negociar com o Sindicato dos Comerciários a abertura das lojas nesta data.

“Os números têm demonstrado que após 15 dias dessas datas festivas, como São João, Dia das Mães, Natal, Reveillon, tivemos um repique importante da contaminação pelo coronavírus. E nossa primeira intenção é cuidar da saúde, pois o processo de vacinação está acontecendo, mas ainda está longe das nossas necessidades. Então estamos sim entrando em contato com o Sindicato dos Comerciários, com o presidente Antônio Cedraz, demonstrando isso. Ele relata que o movimento deve ser fraco e é tradicional, mas estamos falando que a classe empresarial não está preocupada só com as vendas, mas também com a saúde. Nossa intenção é estabelecer um acordo pra o dia 24 de junho, dia de São João, pra evitar que se faça esse feriadão. É uma quinta-feira, e isso pode ser emendado com a sexta e o final de semana, e sabemos o risco que isso pode acarretar para a saúde pública”, informou o vice-presidente do Sicomfs.

Ainda de acordo com ele, o comércio tem respeitado os protocolos de segurança e o distanciamento social. “A gente entende que o trabalhador no comércio, na sua atividade laboral, está mais protegido do que fazendo festas”, acrescentou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O presidente do Sindicato dos Comerciários, sindicato patronal, Antônio Cedraz, é contra a abertura das lojas no feriado de São João. Segundo ele, esta é uma data tradicional, e o movimento do comércio deve ser fraco.

“O feriado de São João é um feriado tradicional e não temos intenção nenhuma de flexibilizar. O ano passado e este ano só os supermercados flexibilizamos com o pagamento de R$ 87,36 e funcionando de 8 às 16h, só na área de supermercado. O comércio, a gente não fez acordo, e não tem intenção de fazer. O feriado de São João é um feriado morto, e não temos intenção de negociar sem que haja um pagamento”, disse.

Segundo o Sicomfs, caso haja um acordo entre os sindicatos e aconteça a abertura das lojas, os funcionários deverão receber o pagamento extra pelo dia trabalhado, bem como o vale-transporte.


Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade