Operação Estertor

PF investiga desvio de recursos públicos e cumpre mandados de busca em casa de prefeito

Foram identificados fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação para a aquisição dos ventiladores.

11/06/2021 às 08h48, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, nesta sexta-feira (11), deflagrou a Operação Estertor, que investiga fraudes em procedimento de dispensa de licitação realizado pelo Município de Candeias para a aquisição de 8 (oito) ventiladores mecânicos pulmonares com verbas públicas federais destinadas ao enfrentamento da Covid-19.

Trinta e dois policiais federais e nove servidores da CGU estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pelo Juízo da 17° Vara Criminal da Seção Judiciária da Bahia, sendo 3 em Candeias, um em São Sebastião do Passé, um em Lauro de Freitas, dois em São Paulo/SP e um em Espírito Santo do Pinhal/SP.

Foto: Polícia Federal

Cada ventilador custou aos cofres municipais 175 mil reais, totalizando vultosos um milhão e quatrocentos mil reais, valores esses manifestamente incompatíveis com os de mercado, chegando a revelar uma diferença de mais de 100 mil reais por equipamento.

Um dos mandados de busca foi cumprido na casa do prefeito, Pitágoras Alves (PP) e na Secretaria de Saúde do município. Segundo o G1, a  assessoria de comunicação da prefeitura informou que o prefeito não é o alvo da operação, mas sim a primeira dama, que era secretária de Saúde. A Polícia Federal ainda não confirmou essa informação.

Foram identificados fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação para a aquisição dos ventiladores, destacando-se os seguintes:

– O sobrepreço dos ventiladores pulmonares;

– O objeto social da empresa contratada não guarda qualquer relação com o objeto contratado (não se trata de pessoa jurídica especializada no ramo de venda de equipamentos médicos-hospitalares, mas sim no "comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados");

– Cotação de preços simulada e formalmente realizada apenas para conferir aparência de licitude à contratação da empresa fornecedora dos equipamentos;

– Todo o procedimento de dispensa e de contratação da empresa ocorreu num único dia;

– Na mesmo dia da contratação, o município lavrou novo temo de dispensa em favor da empresa, desta vez para aquisição de máscaras descartáveis, atividade igualmente estranha ao objeto social da empresa.


Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação e peculato (artigos 89 e 96, incs. I e V da Lei 8.666/93 e art. 312 do Código Penal).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade