Encceja PPL

Encceja PPL: responsáveis pedagógicos já podem inscrever candidatos

Provas serão aplicadas em outubro

09/06/2021 às 15h25, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Agência Educa Mais Brasil

Ficam abertas até o próximo dia 18 as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade – Encceja PPL 2020. As provas seriam aplicadas no ano passado, mas por conta da pandemia foram adiadas para os dias 13 e 14 de outubro de 2021.

A participação é voluntária, gratuita e tem como principal função a emissão de diplomas na educação básica – ensino fundamental e médio – para aqueles que não puderam concluir no período regular. Com o diploma em mãos, é possível ter mais chances no mercado de trabalho, além de poder tentar vagas em cursos de graduação.

Diferentemente dos outros processos seletivos do governo federal – como Prouni, Fies e Enem, cuja inscrição é feita pelo próprio candidato –, no Encceja PPL o processo deve ser realizado pelo responsável pedagógico nomeado pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa. Além disso, cabe a este profissional verificar a divulgação dos resultados e determina as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade apropriada e desejam obter certificação de escolaridade nesses níveis de ensino. O exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos participantes. O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade