Cinema

Cineclube Empoderadas: filmes e curtas-metragens são exibidos a partir deste domingo (6)

A curadoria do cineclube é formada por dezesseis curtas-metragens dirigidos por mulheres.

06/06/2021 às 18h39, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Começa a partir deste domingo (6), em formato online a exibição de filmes, curtas-metragens, dirigidos por mulheres, no Cineclube Empoderadas. Tendo produções cinematográficas de várias partes do país, o cineclube vai proporcionar a exibição de um filme diferente por dia até o dia 21 de junho.

A curadoria do cineclube é formada por dezesseis curtas-metragens dirigidos por mulheres, dentre ficção, documentário e experimental que se destacaram nos últimos anos em festivais nacionais e internacionais de cinema. As obras escolhidas para compor a programação trazem em seu âmago a ousadia estética e narrativas feministas que destacam o empoderamento feminino, das mulheres negras, LGBTQ+, e de grupos sociais que lutam por uma sociedade mais igualitária e menos desigual.

O cineclube também ofertará atividades paralelas ligadas à área do audiovisual como a oficina de “WebDocumentário”. Atividade essa que pretende através de reflexões de textos teóricos sobre o universo dessa nova linguagem audiovisual e também com exercícios práticos proposto aos participantes conceber dispositivos de criação fílmica e novas narrativas para esse ainda novo campo do audiovisual. E terá como aplicadora a pesquisadora, fotógrafa e montadora Evanize Essi.

Já a oficina de “Cinema negro, aquilombamentos e políticas da coletividade”, terá como aplicadora a professora, curadora e cineasta Luciana Oliveira. E pretende discutir novos modos de pensar e fazer cinema a partir de experiências de direção coletiva ou não dentro do Cinema Negro. O principal objetivo é provocar reflexões a partir dos novos modos de pensar e fazer cinema, em que pese, sobretudo a escuta e as relações de respeito no set de filmagem, sendo uma equipe em formato hierárquico ou não.

O Cineclube Empoderadas é viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual – 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Os filmes poderão ser acessados no site cineclubeempoderadas.com.br a partir de hoje.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade