Covid-19

Bancários de Feira de Santana fazem carreata para inclusão da categoria na vacinação prioritária contra a covid-19

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Eritan Machado, ressaltou, em entrevista ao Acorda Cidade, que essa carreata está acontecendo em toda a Bahia.

05/06/2021 às 11h14, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Os bancários de Feira de Santana realizaram na manhã deste sábado (5) uma carreata pelas ruas da cidade, saindo da Avenida Nóide Cerqueira em direção ao transbordo central, em defesa da inclusão da categoria na etapa prioritária da vacinação contra a covid-19 em todo o estado. Cerca de cinquenta veículos compareceram à mobilização.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Eritan Machado, ressaltou, em entrevista ao Acorda Cidade, que essa carreata está acontecendo em toda a Bahia, com o objetivo de incluir não só a categoria bancária, mas também os trabalhadores de outras categorias que atuam dentro das agências, como vigilantes, prestadores de serviço e pessoal da limpeza.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Aqui em Feira de Santana, a contaminação gira em torno de 30% da categoria, cerca de 160 bancários. A vacinação para o setor se faz essencial. Primeiro que a categoria é considerada essencial por um decreto do governo federal e nesse sentido os trabalhadores dos bancos estão em atividade desde o início da pandemia, não pararam em nenhum momento. E tem a questão epidemiológica, pois os bancários se contaminam mais do que a média geral da população e além de se contaminarem, também podem contaminar os clientes que vão às agências em busca de algum serviço”, afirmou Eritan Machado.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O representante sindical falou ainda sobre a luta dos bancários em todas as esferas de poder, tanto município como estado, e o governo federal, através do comando nacional dos bancários, para que essa inclusão seja feita.

“A alegação é que infelizmente não tem vacina suficiente para toda a população. A gente acredita, inclusive, que essa disputa que há pelos trabalhadores se dá pela negligência do governo federal e pelo atraso em adquirir as vacinas, e fica essa briga para ver qual categoria será incluída primeiro. Mas queremos ressaltar que defendemos a vacinação para todos. Mas como não tem pra todo mundo, a gente pede que o poder público hierarquize pelas categorias que estão mais expostas.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O diretor de comunicação do sindicato, Edmilson Cerqueira, informou que em Feira existem cerca de 800 bancários, e que muitos já se contaminaram, alguns vieram a óbito.

"Os bancários são importantes porque atendem o maior público, todas as pessoas vão aos bancos e se pode observar a quantidade de gente. Além disso, muitos bancários já testaram positivo para o coronavírus e vieram a óbito. Recentemente um colega nosso, do Banco do Brasil, de 42 anos e faleceu. Hoje temos em torno de 800 bancários em Feira de Santana, e muitos se vacinaram por conta da idade e por causa das comorbidade. Então não tem muitos para serem vacinados", afirmou.
 

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade