Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Junho de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 02/06/2021 08h03.

A casa da Vida

Os calendários assinalam para 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, ou a Casa de Todos, a Casa Comum, a Casa da Vida. A data pode ter virado fenômeno de moda, a exemplo de tantos outros, mas diante da dramática situação atual, é impossível ficar calados. Por isso, gostaríamos que o dia servisse para uma reflexão séria sobre nosso papel diante do meio em que vivemos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

O TERMO ecologia foi criado em 1866 pelo biólogo e zoólogo alemão Ernest Haeckel, falecido em 1919. A palavra vem do grego: oikós, casa e logia, ciência. Trata-se, portanto, da ciência que visa preservar a Terra, nossa “Casa Comum”, o ambiente e todos os seres vivos. O homem está destruindo a natureza. Na década de cinqüenta, temia-se a bomba atômica. Hoje, a poluição é bem pior que a bomba. Está destruindo a Casa da Vida.

O PAPA Francisco, para alertar o mundo sobre a grave situação do meio ambiente, lançou a carta Encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja) sobre o cuidado da Casa Comum. A carta, é um reforço significativo à corrente da sociedade que grita na tentativa de frear a exploração dos recursos naturais e garantir a sobrevivência do planeta.

O CAMINHO para cuidar da Casa da Vida – do Planeta Terra – é a educação. Uma boa educação familiar e escolar, em tenra idade, coloca sementes que podem produzir efeitos durante toda a vida. A família, é o lugar onde a vida, dom de Deus, deve ser acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta. Quem não cuida da natureza, não cuida da vida.

NO PRIMEIRO capítulo da Bíblia, Deus confia ao homem o cuidado da Casa da Vida. A tarefa não está sendo cumprida. Todos, de alguma maneira, somos coniventes. Se alguém derruba uma árvore, essa, desaparece para todos. Hoje, o meio ambiente se apresenta com renovadas exigências. Por isso, é bom recordar a velha, mas cada vez mais atual frase: Deus nunca se vinga, os homens às vezes, a natureza sempre. Ou, Deus sempre perdoa, os homens às vezes, a natureza nunca.

O DIA MUNDIAL do Meio Ambiente e da Ecologia deve ser, portanto, um sino que soa chamando para o grande encontro do homem com a natureza. Não destrua a natureza! Respeite a natureza! Ela é nossa vida. Não tem como falar para reagir, mas reage não falando. Respeitar a natureza é um ato de inteligência consigo mesmo e um ato de amor aos filhos do presente e do futuro. É também uma maneira de louvar a Deus.

 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Dom Itamar Vian

Gesto Solidário

Estamos na Semana Mundial do Doador de Sangue. Para salvar um ser humano, que necessita de sangue, é, absolut...

Dom Itamar Vian

Tempos de Esperança

"Reacender a chama da Esperança". Com esse objetivo, e tendo como tema, "Igreja da Esperança" está acontec...

Dom Itamar Vian

Relacionamentos Saudavéis

Cada pessoa precisa encontrar razões para dizer a si mesma que a vida vale a pena. As motivações que nos fa...

Vídeo

Manifestantes realizam nova manifestação contra o governo Bolsonaro em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 21.06:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram