Cultura

Poeta Setúval e Janderson do Acordeon homenageiam os Sanfoneiros do Brasil com vídeo-poema

O conteúdo da produção audiovisual está à disposição do público na internet.

26/05/2021 às 11h32, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (26) é comemorado pela primeira vez o Dia Nacional do Sanfoneiro. A Lei nº 14.140 foi sancionada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro e publicada pelo Diário Oficial da União no dia 20 de abril de 2021.

A data celebra o nascimento de um dos maiores ícones da sanfona no Brasil, o paraibano da cidade de Itabaiana, Severino Dias de Oliveira, o popular Sivuca que completaria esse ano 91 anos de vida, tendo contribuído fortemente para a divulgação da cultura nordestina no Brasil e no mundo.

Fazendo jus a essa celebração, o poeta baiano Setúval juntamente com o sanfoneiro e compositor feirense Janderson do Acordeon prestam uma homenagem ao grande maestro da sanfona e a todos os sanfoneiros do Brasil através da produção e de suas participações no vídeo-poema musical intitulado Bendito Sanfoneiro referente ao poema autoral de Setúval e tendo o acompanhamento da melódica composição musical Xoteando de Mansinho, do maestro feirense.

A produção realizada faz parte do projeto Série Literária Voz em Versos que consiste da exibição de filmes com produções autorais do poeta trazendo a sua arte literária para os seguidores e apreciadores da poesia, e, ainda agregando a música como parte integrante da produção audiovisual visando o fortalecimento da arte e da cultura brasileira.
A ideia partiu de um diálogo entre os dois artistas que prontamente se uniram através das suas obras artísticas, buscando celebrarem a data merecida com os profissionais da sanfona e provocarem a sensibilização das pessoas em valorizarem os artistas sanfoneiros que produzem os diversos ritmos nas composições de letras que engrandecem o cenário musical nordestino e nacional brasileiro.

Na composição poética, Setúval traz inicialmente uma alusão a Luiz Gonzaga, outro grande sanfoneiro que representa o forró e a sanfona nordestina tendo nessa perspectiva estabelecer uma extensão de versos simples e melódicos que generaliza a persona do sanfoneiro brasileiro em sua totalidade de aspectos marcantes.
“A celebração aos sanfoneiros foi uma forma de usar da minha arte poética como um artefato cultural que toque nas pessoas no sentido de sensibilizarem-se quanto ao valor pessoal e profissional desses artistas que muito contribuem com o cenário das festas populares no Nordeste e em outras regiões do Brasil, bem como na música nacional brasileira”. declarou Setúval.

Janderson do Acordeon declarou que ajudar a produzir um clipe em homenagem ao Dia Nacional dos Sanfoneiros foi uma alegria em dose dupla.

“A poesia de Setúval bateu forte a cada palavra dita e a também por ter uma música minha, Xoteando de Mansinho, num dia tão especial. Viva os sanfoneiros! Eu pensei numa música que remetesse ao paisagismo da natureza do sertão, necessariamente um ritmo tranquilo e suave como as coisas contemplativas do sertão.”

O vídeo-poema musical contou com o apoio financeiro da empresa Taboada – Produtos Médicos Eireli e teve a produção, filmagem, fotografia e direção geral do publicitário Vinícius Rios, da Produtora Ticuna Filmes

“Acho muito pertinente a produção desse vídeo-poema sobre os sanfoneiros. Acho muito importante a valorização da nossa cultura nordestina e autenticamente brasileira”, declarou.

O conteúdo da produção audiovisual está à disposição do público e quem se interessar em assisti-lo é só se inscrever e acessar o link do canal: Clique Aqui

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade