Acorda Cidade - Dilton Coutinho

24 de Junho de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 17/05/2021 17h51.

Dia do Brincar 2021 propõe a diversão ao ar livre

"Um brinquedo chamado natureza" é o tema este ano
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Dia do Brincar 2021 propõe a diversão ao ar livre
Foto: Divulgação/ Secom

Acorda Cidade

Professores, gestores e coordenadores pedagógicos, das redes pública e privada, acompanharam ao vivo o lançamento em Feira de Santana do Dia Mundial do Brincar, nesta segunda-feira (17). Durante a transmissão, no canal da Secretaria de Educação no YouTube, eles conheceram detalhes sobre o movimento que acontecerá no próximo dia 28. Este ano, o tema do Dia B é “Um brinquedo chamado natureza”.

Neste dia, todas as atividades das escolas terão como pano de fundo o direito ao brincar, que é um dos princípios legais da infância. Todos os estudantes serão desafiados a vivenciar e a compartilhar as experiências brincantes no seu turno de frequência à escola. Este é um movimento mundial ao qual a Secretaria de Educação de Feira de Santana se aliou desde o ano de 2016. Esta é, portanto, a 6ª edição – e a segunda no modo virtual, por conta da pandemia pela Covid-19.

A live contou com a participação da secretária municipal de Educação, professora Anaci Paim e das cofundadoras do Clube da Escuta, Jaíne Kelly e Tonya Vieira, com a mediação da professora Darlene Lima, da Divisão de Educação Infantil da Seduc.

A brincadeira na natureza proporciona experiências positivas, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora, previne o estresse e cria experiências. Segundo os especialistas, é uma questão de saúde, intervém no bem-estar físico e mental, além de ser um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas.

“Tratar das questões do meio ambiente influencia positivamente a relação com os ambientes que vivemos, como a escola, casa, rua, enfim os espaços da nossa convivência. Dessa forma, devemos levar esse exemplo, de cuidar, de conectar, pois assim propagamos para quem está ao nosso redor”, destacou a professora Anaci Paim, secretária de Educação.

Sugestões para o Dia B

Para lembrar a conexão com a natureza em ação, foram apresentadas várias sugestões de atividades e brincadeiras que podem ser postas em prática no Dia do Brincar, como a criação de pincéis com galhos, jogo da velha com pedras, modelagem em argila, etc. Todas as escolas da Rede Municipal de Educação receberam um arquivo com essas e várias outras ideias para guiar as brincadeiras durante a participação no movimento.

“As crianças estão construindo memórias o tempo todo, os adultos também. Permita que isso aconteça! Faça experiências. A natureza não precisa de muito, está tudo ali, é só mudar o ângulo, a visão e deixar a criatividade fluir”, desafia a pedagoga Jaíne Kelly, do Clube da Escuta.

Jaíne e a médica pediatra Tonya Vieira criaram o Clube da Escuta, um ambiente que propõe às crianças a liberdade do brincar, com oficinas diversas e ao ar livre. Uma excelente oportunidade de conectar as crianças aos seus sentidos. Dessa forma, o Clube vem conseguindo gerar entretenimento longe das telas. As fundadoras trouxeram suas experiências com a instituição a fim de diversificar as atividades do Dia B.

Tonya enfatizou a importância dessas ações como fator fundamental para o bem-estar. “Foi uma honra receber este convite e falar sobre essa temática porque a saúde não é só ausência de febre, de cansaço, de sintomas, mas sim o bem estar. Com as brincadeiras e o contato com a natureza tudo se complementa e potencializa, pois a ludicidade é fundamental para a vida”, defende.

No Dia Mundial do Brincar, 28/05, os professores e escolas publicarão as atividades propostas aos alunos em suas redes sociais, compartilhando cada momento na hashtag #diadobrincaremfeiradesantana. Mas, não são apenas os estudantes que podem participar; qualquer pessoa que queira entrar na brincadeira pode compartilhar a sua vivência neste dia.

 

As informações são da Secom de Feira de Santana

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Forró do Periquito realiza live especial neste sábado (26)
Forró do Periquito

Forró do Periquito realiza live especial neste sábado (26)

A live será com o cantor Del Feliz e convidados, com a intenção de manter o espírito do Forró do Periquit...

Sesc Bahia antecipa festejos juninos com live de Targino Gondim
Agenda Cultural

Sesc Bahia antecipa festejos juninos com live de Targino Gondim

A apresentação faz parte do projeto Sesc nas Festas Juninas será transmitida ao vivo no www.youtube.com/Ses...

Dupla Rodrigo e Gabbriel realiza live de São João neste sábado (19)
Cultura

Dupla Rodrigo e Gabbriel realiza live de São João neste sábado (19)

A dupla promete três horas de muita animação para ninguém ficar parado e fazer sua festa em casa com todos...

Vídeo

Prefeito de São Gonçalo dos Campos é conduzido para Delegacia após Forró Itinerante ser encerrado pela segunda vez Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quarta-feira 23.06:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram