Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 12/05/2021 12h07.

Parceria entre Fieb e Sebrae amplia acesso ao crédito no interior do estado

Os Núcleos de Acesso ao Crédito começam a operar ainda no mês maio em seis cidades do interior, com reforço do serviço também na capital.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Seis municípios do interior do Estado passam a contar com um novo serviço da Federação Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que conta com a parceria do Sebrae. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/Fieb) será instalado nos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro.

A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Apoio à Competividade das Micro e Pequenas Empresas na Bahia, desenvolvido pelas duas entidades, e marca a interiorização do acesso ao crédito e o fortalecimento do NAC/Fieb, que até então funcionava apenas em Salvador.

A interiorização das atividades, bem como a ampliação do acesso ao crédito, são pilares da gestão da Fieb. A expectativa é que os resultados sejam potencializados, em maiores atendimentos, capacitações, cartilhas informativas e interlocução com as instituições financeiras parceiras. Com a maior atuação em diversas regiões do estado da Bahia, o objetivo também é fortalecer as ações institucionais da Fieb, Sebrae.

A implantação de unidades do NAC/Fieb no interior chega em um momento crucial para os pequenos empreendimentos, face ao recrudescimento da crise econômica gerada pela pandemia. Ana Paula Almeida, gestora do NAC, destaca o papel do crédito para as micro e pequenas indústrias.

“No atual contexto econômico, é crucial para suprir as necessidades do dia a dia, para girar o negócio e ampliar perspectivas de investimento, em especial, na manutenção e expansão das atividades industriais”, lembra.

De acordo com Ana Paula, a necessidade de crédito se acentuou de maneira vertiginosa, ao mesmo tempo em que a dificuldade de acesso ao crédito tornou-se um dos principais entraves à sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos baianos.

O gerente da Unidade de Projetos Especiais Mercado e Internacionalização do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, ressalta a importância de o empresário, aliado ao acesso a crédito, ter também acesso a capacitação para que possa aplicar o recurso da melhor maneira. “Sabemos da relevância do crédito para as micro e pequenas empresas, sobretudo nesse período de pandemia. Nesse sentido, a aproximação entre as instituições financeiras e o empresário é fundamental”, pontua.

Infraestrutura

Para viabilizar o atendimento, foram contratados sete profissionais para atuar no NAC/Fieb em cada uma das cidades. Eles receberam treinamento para realizar atendimentos, visita a empresas, interlocução com instituições financeiras e orientação aos empresários nas regiões.

A expansão das atividades do NAC/Fieb tem sido bem recebida pelos empresários. Gentil Pires, representante da Fieb em Ilhéus, vê como positiva a iniciativa. “Os empresários da região têm uma expectativa muito boa, tendo em vista esta facilidade de acesso ao crédito”.

João Baptista Ferreira, vice-presidente da Fieb, também aponta que a interiorização do NAC/Fieb traz como principal benefício tornar este serviço mais próximo do empresariado, que agora não precisa mais se deslocar até a capital. “Tratávamos diretamente com as instituições bancárias e não contávamos com este apoio local, que era o que estávamos precisando para facilitar o acesso ao crédito aos empresários”, explica. Segundo João Baptista, que é empresário em Feira de Santana, há uma grande demanda e a assessoria do NAC chega para somar.

Resultados

Em 2020, graças ao apoio de instituições financeiras, como o Banco do Nordeste, Sicoob Credifiemg e Desenbahia, e o Sebrae Bahia, o NAC/Fieb assessorou a intermediação de operações de crédito para associados industriais baianos, totalizando mais de R$ 10 milhões contratados. Além disso, orientou o atendimento a mais de 200 empresas, sendo pouco mais de 80% de micro e pequenas.

O NAC é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústrias dos estados, criado para apoiar as micro e pequenas indústrias no acesso a crédito, realizar interlocução junto às instituições financeiras e identificação/orientação das linhas de financiamentos disponíveis. Além disso é por meio do NAC que é feito o acompanhamento dos novos normativos relacionados a crédito, garantias e exigências. 

Informações: [email protected]

Agência Brasil 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Curso gratuito e online busca fortelecer pequenos empreendimentos
Fortaleça seu negócio

Curso gratuito e online busca fortelecer pequenos empreendimentos

A iniciativa é do Ceape em parceria com a Universidade da Califórnia.

Empresas com um bom relacionamento com seus clientes são reconhecidas no Prêmio Reclame Aqui
Brasil

Empresas com um bom relacionamento com seus clientes são reconhecidas no Prêmio Reclame Aqui

A votação para o prêmio segue aberta até o dia 31 de outubro

Sebrae disponibiliza Power kit sobre vendas, uma prévia para a Semana de Capacitação Empresarial
Conteúdos online

Sebrae disponibiliza Power kit sobre vendas, uma prévia para a Semana de Capacitação Empresarial

Material gratuito conta com 13 conteúdos em vídeos, e-books, planilhas e ferramentas de organização

Vídeo

Após manifestação, trânsito fica congestionado no centro de Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 25.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram