Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Junho de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 12/05/2021 10h31.

Existe o mal?

Alguns acontecimentos que presenciamos, ou dos quais ouvimos falar, são de tal modo trágicos ou perversos, que, simplesmente, não podemos atribuí-los à criatividade humana: Seqüestros seguidos de morte, estupro de crianças, guerras, assassinatos cruéis, torturas, corrupções...
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

CERTAS escolas ensinam que não existe o mal. Tudo é explicado pelo inconsciente humano. Assim, o mal seria um desvio psicológico e não obra do demônio. Certamente, isso não explica tudo. O mal pode destruir o psiquismo e depois, os frutos serão da maldade. Por si só, ou pelos seus traumas, o ser humano não é capaz de praticar tantas maldades.

O MAL EXISTE. Basta prestarmos atenção em nossa vida, na vida das famílias e da sociedade, para perceber que o mal existe e está dentro de nós e ao nosso redor. No horto das Oliveiras, Jesus ordena a Pedro, Tiago e João: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação”. (Mt 26,41). Vigiai e orai, para não serdes enganados pelas seduções do mal que se apresentam de muitas maneiras.

A BÍBLIA chama o demônio de “pai da mentira”. A mentira é personificada. O diabo consegue de tal modo inverter as coisas que, ao fazer o mal, a pessoa acha que está fazendo o bem, e fazendo o bem, acha que está fazendo o mal. Se não se vive atento, perde-se a noção do bem e do mal. O ser humano é, naturalmente, bom. Foi feito para a vida e não para a morte.

MESMO diante dessa verdade, muitos invertem os valores: a corrupção passa a ser vista como meio de vida, o aborto como direito da mulher, o amor livre como o amor pleno, o materialismo como único meio de realização pessoal, viver sem Deus como liberdade humana. Atitudes que atentam contra a verdade e a vida, são assumidas em nome da liberdade e do progresso. Um exemplo disso é o movimento “Mulheres livres, pelo direito de abortar”.

QUANDO Jesus ensinou a oração do Pai - Nosso, incluiu uma súplica: “E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. (Mt 6,13). Ele nos previne a respeito de uma força, exterior a nós, que nos afasta de Deus. Jesus nos manda orar. A oração contínua coloca Deus em nós, e nós Nele, e assim a vida sempre triunfa. Somente Deus é o vencedor de todo o mal. “Senhor, nada temerei, porque estás comigo. (Sl 22,4).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Dom Itamar Vian

Gesto Solidário

Estamos na Semana Mundial do Doador de Sangue. Para salvar um ser humano, que necessita de sangue, é, absolut...

Dom Itamar Vian

Tempos de Esperança

"Reacender a chama da Esperança". Com esse objetivo, e tendo como tema, "Igreja da Esperança" está acontec...

Dom Itamar Vian

A casa da Vida

Os calendários assinalam para 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, ou a Casa de Todos, a...

Vídeo

Manifestantes realizam nova manifestação contra o governo Bolsonaro em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 21.06:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram