Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Junho de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 12/05/2021 10h08.

Escola exalta Feira de Santana em projeto

O Vivendo Feira envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Escola exalta Feira de Santana em projeto
Foto: Divulgação | Escola exalta Feira de Santana em projeto

Acorda Cidade

É de grande importância conhecer mais a cidade onde se vive, para haver o que apresentar sobre ela a quem é de fora ou até mesmo a quem nela vive, entretanto deseja conhecer mais sobre seu município, por exemplo. Sempre atenta a todos esses aspectos, a Escola João Paulo I (JPI) lançou a edição 2021 do tradicional projeto interdisciplinar Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre, voltado para o 3º Ano.

João Miguel Ribeiro seguiu as orientações da ação e preparou até bolo para comemorar os inícios do Vivendo Feira e de suas novas aprendizagens. “Já conheci várias coisas, como Feiraguay, Casarão dos Olhos d’Água e Anel de Contorno. E vou continuar aprendendo!”, disse. Mãe do pequeno e estudante de Pedagogia, Jéssica Santos conhece de perto o projeto e destacou que a Escola JPI, através do Vivendo Feira, preserva a história local. “É uma ação maravilhosa, pois as crianças interagem bastante e têm a oportunidade de conhecerem mais sobre Feira de Santana”, completou.

Coordenadora pedagógica do 3º Ano, Karine Oliveira pontuou algumas informações sobre o projeto. “Vivendo Feira tem como norteadora a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia moderna que estimula o estudante a pensar, levantar hipóteses e resolver problemas. Nossa problemática neste ano é ‘Como viver Feira ontem, hoje e sempre pensando no que faz ser o principal centro urbano, político e comercial do interior da Bahia?’”, relatou.

A coordenadora disse ainda que as professoras gravaram vídeos em pontos estratégicos da cidade, novidade da ação, que retratam, por exemplo, sua origem, como o gravado no Casarão dos Olhos d’Água. Os vídeos compõem a Expedição Histórica em Ação Desbravando a Princesa do Sertão, integrante do projeto. “Tudo isso para que os alunos contextualizem melhor seus conhecimentos, percebendo que eles [alunos] também fazem parte da história dessa cidade e que podem, inclusive, pensar na Feira do futuro”, destacou.

O Vivendo Feira envolve as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa. Todo aprendizado é registrado em planilhas baseadas em três questionamentos iniciais: O que sei?; O que quero saber?; O que estou apreendendo? Neste ano, outra novidade da ação é que os estudantes receberam a Carteira do Pesquisador Feirense, emitida pelo Ministério da Pesquisa do Projeto Vivendo Feira. O lançamento do projeto, com participação da cantora feirense Celia Zain, que, caracterizada da heroína Maria Quitéria, cantou o Hino a Feira e a canção Brasil Feirense, sendo essa de sua autoria, foi realizado de forma online no auditório da JPI na tarde do dia 26 de abril. [Veja todos os vídeos clicando aqui!]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Alunos da rede municipal aprendem sobre a cultura dos festejos juninos de forma remota
Feira de Santana

Alunos da rede municipal aprendem sobre a cultura dos festejos juninos de forma remota

Com a proposta de ampliar os vínculos familiares com a decoração da casa de cada aluno para a chegada do S...

Estudante comemora meta batida em vaquinha para estudar na Alemanha
Brasil

Estudante comemora meta batida em vaquinha para estudar na Alemanha

Autodidata compartilha dicas de idiomas em canal no YouTube

Comissão de Educação e Cultura da Câmara visita mais três escolas para fiscalizar as condições de retorno às aulas
Feira de Santana

Comissão de Educação e Cultura da Câmara visita mais três escolas para fiscalizar as condições de retorno às aulas

As visitações buscam cobrir diferentes perfis de unidades escolares, contemplando escolas do campo, da perif...

Vídeo

Prefeito de São Gonçalo dos Campos é conduzido para Delegacia após Forró Itinerante ser encerrado pela segunda vez Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quarta-feira 23.06:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram