Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 10/05/2021 11h58.

Secretário de Segurança Pública visita Complexo do Jomafa e afirma que ainda não há recursos para reformas

O projeto prevê cerca de R$ 10 milhões na reforma do Complexo Investigador Bandeira e está prevista a inclusão da área para instalação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretário de Segurança Pública visita Complexo do Jomafa e afirma que ainda não há recursos para reformas
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | Complexo Policial

Gabriel Gonçalves

O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino, visitou as instalações do Complexo Policial Investigador Bandeira, no conjunto Jomafa, onde abrigam as unidades especializadas da Polícia Civil, a exemplo da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Draco), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) e 1ª Delegacia Territorial (1ª DT) em Feira de Santana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário em sua primeira visita ao município, informou que o objetivo é identificar de perto as dificuldades enfrentadas pelos servidores, mas afirmou que ainda não tem data prevista para início da reforma, pois não há recursos disponíveis.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

"Estamos com um projeto para reformar tudo isso aqui, assim como consertar todas as infiltrações, parte elétrica, a estrutura como um todo. Ainda não há uma definição de quando terá início, nem qual o local estes servidores serão transferidos, estamos discutindo de forma interna e por isso não podemos divulgar", explicou.

Foto: Vitor Barreto/SSPBA

O secretário  da SSP, Ricardo Mandarino, estava acompanhado da delegada-geral, Heloísa Brito, e do diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT),  Edson Reis.

Neste final de semana, a Polícia registrou oito homicídios entre sábado (8) e domingo (9) em Feira de Santana, além de quatro mortes envolvendo troca de tiros com a Polícia Militar. De acordo com o secretário, a violência está acontecendo de maneira geral e Feira de Santana, por ser a segunda maior cidade do estado, sofre com estes tipos de impactos negativos.

"Essa violência é no Brasil inteiro e Feira de Santana, sendo a segunda maior cidade do estado, próxima também de Salvador, é evidente que ela tenha esse impacto. Estamos administrando com inteligência, mas essa situação é muito complexa, não tenho como falar tudo em uma rápida coletiva", destacou.

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

O projeto prevê cerca de R$ 10 milhões na reforma do Complexo Investigador Bandeira e está prevista a inclusão da área para instalação de uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

Acompanhando de perto, o Deputado Federal Zé Neto (PT), explicou que a visita do secretário era necessária para que fosse vista de perto toda estrutura precária do Complexo.

"Vamos ajudar a encerrar essa etapa de discussão sobre recursos, já conversamos com o governador, informaram que o projeto está redondo, já está pronto, agora só encaminhar o processo licitatório. Mas era necessário essa visita do secretário para que ele pudesse ver toda essa situação, foi um momento importante, ainda mais em sua primeira visita aqui em Feira de Santana e o nosso papel é esse, estamos juntos Silvio Dias, professor Ivamberg e não só para ver essa questão da reforma de todo o Complexo, mas também ver um local adequado para que os servidores possam trabalhar, enquanto estiver tendo a reforma. Na minha opinião, esse pessoal deveria ficar na área da 67ª CIPM, onde já está tudo arrumadinho, conversei com a Drª Luiza sobre isso e é muito importante também, ouvir os policiais, quem está na ponta, saber de quem sente na pele as dificuldades enfrentadas aqui", disse o deputado ao Acorda Cidade.

O vereador Silvio Dias (PT) informou ao Acorda Cidade, que a visita do secretário Ricardo Mandarino, foi oriunda a partir de uma reunião virtual que aconteceu entre o próprio vereador, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o deputado federal Zé Neto (PT), onde foram discutidas as dificuldades enfrentadas no Complexo do Jomafa.

De acordo com o vereador, a atual unidade já não mais apresenta um conforto de atendimento para a população, bem como para os próprios servidores que passam o dia trabalhando nas instalações do Complexo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Na oportunidade, eu trouxe o problema aqui do Complexo Policial, principalmente na questão do prédio da Polícia Civil, um prédio que necessita de reformas, já não atende mais as necessidades da população, tanto na questão de conforto, quanto na questão de propiciar um serviço melhor com agilidade e qualidade. Além destes problemas, conversamos sobre os veículos que estão amontoados e expliquei que não é de responsabilidade da Polícia Civil, estão atrelados a inquéritos policiais e por conta disso, estão à disposição da justiça, a responsabilidade da Polícia Civil é guardar e manter à disposição da justiça e por isso fica impossibilitada de poder leiloar", explicou.

A sede da 3ª Ciretran de Feira de Santana, também está passando por reformas desde o ano passado. De acordo com o coordenador, Rainério Brito, a mudança que está sendo feita, tem como objetivo proporcionar um melhor atendimento para a população, bem como aos próprios servidores.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Iniciamos esta reforma aqui no prédio em novembro do ano passado, já estamos aí na média de seis meses e está praticamente com 50% das obras finalizadas. Essa reforma será bem estrutural, onde o atendimento aqui vai ser realizado em modelo de SAC e será disponibilizado aqui na recepção. A população irá ficar mais confortável, assim como os próprios servidores que poderão dar um melhor atendimento", concluiu.

Foto: Ney Silva/Acoda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Acusado de mandar matar pediatra é preso em Barreiras
Bahia

Acusado de mandar matar pediatra é preso em Barreiras

O homem estava com a prisão temporária decretada pela Justiça.

Preso padrinho que abusava da afilhada de 12 anos em Amargosa
Bahia

Preso padrinho que abusava da afilhada de 12 anos em Amargosa

Homem de 66 anos foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. Ele enviava mensagens com teor sexual, a...

Jovem que atendia ilegalmente como médico diz que atuava em hospital sob supervisão; pena pode chegar a 7 anos de prisão
Feira de Santana

Jovem que atendia ilegalmente como médico diz que atuava em hospital sob supervisão; pena pode chegar a 7 anos de prisão

O caso estava sendo investigado pela 1ª Coordenadoria da Polícia Civil, após a informação ter sido passad...

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram