Feira de Santana

Apae aguarda que Feira siga recomendação da CIB de vacinar todas as pessoas com deficiência permanente

Tal determinação já é seguida por outras cidades, porém Feira ainda não está seguindo a recomendação.

04/05/2021 às 16h24, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Cerca de 2.500 pessoas estão cadastradas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana (Apae), mas destes somente os pacientes que possuem a Síndrome de Down e alguns que têm idade acima de 58 anos poderão ser vacinados. De acordo com a diretora da associação, Mary Portugal, existe uma resolução que já inclui todas as pessoas com deficiências permanentes no plano de imunização. Tal determinação já é seguida por outras cidades, porém Feira ainda não está seguindo a recomendação.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Existe a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 065 de 27 de abril, que já inclui todas as pessoas com deficiências permanentes. Aqui em Feira de Santana ainda não entraram todas as pessoas com deficiência permanente, entraram apenas pessoas com Síndrome de Down. Nós estamos aguardando, porque a partir de hoje aqui em Feira de Santana entraram também pessoas com comorbidade, aí as pessoas com deficiências se encaixam nesse grupo, só que a idade é a partir de 58 anos de idade, então nós saímos dessa faixa etária, porque a nossa faixa etária é de 0 a 35 anos. Nós temos poucas pessoas mesmo, além dos 58 anos de idade, então até o momento não estão sendo contempladas todas as pessoas da Apae”, destacou Mary Portugal.

Com relação às pessoas com Síndrome de Down, a diretora da Apae informou que uma média de 120 estão sendo vacinadas. E há também pessoas de outras instituições que trabalham com esse tipo de deficiência e que já começaram a receber as doses desde o último sábado. Porém, pessoas que têm paralisia cerebral e que possuem muitas comunidades, inclusive doenças respiratórias ainda não foram contempladas.

“Essa que saiu hoje de pessoas com comorbidades ainda não contempla as pessoas da Apae por conta da faixa etária. Não tentamos que a vacina pudesse vir para a instituição, para que pudéssemos fazer junto com alguém da secretaria essa vacinação aqui, porque fica mais fácil das pessoas virem aqui para Apae para a vacinação, mas isso não ocorreu então as pessoas devem se dirigir para as unidades de saúde mais próximas de suas casas. Nós aguardamos para brevemente, porque Salvador e a maioria das cidades já estão vacinando pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, então esperamos que chegue em Feira de Santana sem limitação de idade.”

Mary Portugal ressaltou ainda que, além de pessoas com síndrome de Down, a Apae atende pessoas com paralisia cerebral, com comorbidade graves, autistas e outras síndromes. Ela espera que quando a vacinação chegar para os pacientes da entidade possa haver uma equipe dentro da instituição para facilitar a aplicação das doses.

Leia também: Confira a lista de comorbidades autorizadas para vacinação em Feira de Santana

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade