Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cinema e Séries

Todas as notícias
Publicado em 04/05/2021 11h33.

04 de maio: Por que a data é considerada uma das mais geeks em todo o mundo?

Para os fãs de Stars Wars, o dia é de celebração e festividades
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Para quem pensa que o 04 de maio é apenas uma data comum no calendário, ledo engano. Os fãs da saga Star Wars celebram o dia como uma espécie de feriado “não oficial”, com comemorações e festividades.

O “Dia de Star Wars” foi escolhido por causa da mais famosa citação da franquia, que se repete em vários filmes: “Que a força esteja com você!”. Em inglês, idioma original dos filmes, a frase é traduzida da seguinte maneira: “May the Force be with you!”. Por isso, é muito comum que os fãs da série façam um trocadilho, dizendo “May the Fourth be with you!", ou seja, “Que o 04 de maio esteja com você!”.

Devido à pandemia da Covid-19 muitas dessas celebrações estão acontecendo em formato virtual.

O coordenador de Marketing do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), Fábio Silvestrini, acompanha a saga e outras trilogias de tal forma, que fundou um portal dedicado a games, cinema, tecnologia e cultura pop.

De acordo com Silvestrini, a primeira celebração do Dia de Star Wars ocorreu em 2011, em Toronto, no Canadá. Ele explica que a ideia de ter uma data para comemorativa da saga não foi de George Lucas ou da produtora dos filmes. “Os fãs do mundo todo a adotaram e a Lucasfilm passou a usá-la como uma celebração anual”, revela.

Em 2008, surgiram os primeiros grupos no Facebook em que a frase “May the Fourth Be with You!” passou a ser usada para celebrar o Dia de Luke Skywalker, o protagonista da trilogia original da série. Em seguida, a ideia começou a ganhar força entre os universitários até o 04 de maio, como Dia de Star Wars, ser concebido.

“A frase que deu origem à data certamente é mais famosa da saga e uma das mais conhecidas da história do cinema”, afirma o coordenador de Marketing. “Ela foi dita pela primeira vez pelo mestre Jedi Obi Wan Kenobi para Luke Skywalker, no Episódio IV: Uma Nova Esperança”, frisa, em detalhes, como todo grande fã.

Silvestrini ainda explica que apesar da passagem do tempo (o primeiro filme foi lançado em 1977) a geração atual acompanha e conhece as histórias da saga.

“Tenho contato com estudantes de várias gerações. Percebo que eles acompanham todos os episódios e são mais simpáticos aos personagens mais antigos, que são muito carismáticos, como a Princesa Leia, Han Solo, Luke Skywalker, Chewbacca, Darth Vader, e tantos outros”.

Recentemente, com o sucesso da série The Mandalorian, a saga ganhou ainda mais jovens seguidores, principalmente com o fenômeno “Baby Yoda”.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cinco dicas de filmes sobre finanças para você aproveitar nessas férias
Filmes

Cinco dicas de filmes sobre finanças para você aproveitar nessas férias

Inspirado no livro 'Casais inteligentes enriquecem juntos', do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, o filme b...

Brasil é o 2º país que mais consome filmes e séries online do mundo
Entretenimento

Brasil é o 2º país que mais consome filmes e séries online do mundo

Pesquisa revela os hábitos de consumo de streaming no Brasil e no mundo

5 detetives destemidas e poderosas de séries, filmes e livros para se inspirar
Entretenimento

5 detetives destemidas e poderosas de séries, filmes e livros para se inspirar

Conheça personagens que não se deixam hostilizar por ambientes machistas e estão sempre prontas para combat...

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quinta-feira 27.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram