Acorda Cidade - Dilton Coutinho

12 de Maio de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 17/04/2021 16h05.

Conecta Bahia levará Wi-Fi gratuito a cidades baianas

A ação é um importante passo na popularização da internet no estado
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Conecta Bahia levará Wi-Fi gratuito a cidades baianas
Foto: Abnner Kaique/ Secom Feira

Acorda Cidade

Implantar internet Wi-Fi gratuita e de alta qualidade em praças de diversos municípios do interior baiano. Esse é o objetivo do projeto Conecta Bahia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que chegará a 54 cidades, entre 2021 e 2022.

A ação é um importante passo na popularização da internet no estado, oferecendo conexão a internet de forma gratuita, possibilitando ao cidadão acesso a uma variedade de serviços disponíveis na grande rede, como o SAC digital.

O coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo de Oliveira, explica que, para além da capacidade de fornecer o acesso gratuito ao WiFi e aos serviços que podem ser acessados por ele, o Conecta Bahia pode se tornar uma boa ferramenta de comunicação entre a gestão pública e a população, integrando os cidadãos às iniciativas dos governos estadual e municipais.

“Por intermédio da utilização da tecnologia WIFI em praças, a administração pública poderá entender melhor as demandas da população, criando um canal ativo de participação do cidadão. No futuro, essas informações podem, inclusive, servir de base para a criação de políticas públicas”, afirma Grinaldo de Oliveira.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, as praças sempre representaram um elo entre a cidade e as pessoas que vivem nela. “Cada praça conta uma história diferente. É lá que muitas pessoas se conheceram, tiveram diversos momentos de lazer, encontros, eventos, etc. É uma cultura característica do nosso povo e das nossas cidades interioranas. Pensando em levar internet a um lugar público que reúna a população local, o projeto Conecta Bahia vai permitir o acesso ao Wi-Fi para que o cidadão, acima de tudo, tenha o direito de exercer à cidadania, seja através da busca por atendimentos, informações ou lazer”, destaca.

Adélia ressalta que o projeto poderá ser ampliado e contemplar praças da ciência ou prédios públicos da cidade. Além disso, ao fomentar a cultura da internet localmente, há uma expectativa para despertar pessoas em relação a área de ciência, tecnologia e inovação, e incentivar o uso das redes sociais para que fiquem por dentro das ferramentas digitais do Governo. No total, cada ponto vai permitir que até 250 pessoas possam utilizar a rede simultaneamente, que contará com placas informativas sobre o uso da tecnologia.

“O Governo do Estado considera a banda larga como estratégia estruturante, transversal e fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Bahia, por isso, entre as 54 cidades, ao menos dois municípios de cada território do Estado serão contemplados”, conclui Adélia.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Prefeito de São Gonçalo dos Campos anuncia retomada de obras nos PSFs que tiveram recursos desviados pela gestão passada
Bahia

Prefeito de São Gonçalo dos Campos anuncia retomada de obras nos PSFs que tiveram recursos desviados pela gestão passada

Na oportunidade, o prefeito ainda revelou que as obras serão realizadas com recursos próprios, pois o valor ...

Bahia

BelezaBahia oferece mentoria e assessoria especializada para empresários que desejam exportar

Projeto vai beneficiar segmentos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, vestuário e acessórios.

Rui diz em live que 'acha absolutamente viável' realização do Carnaval em 2022
Bahia

Rui diz em live que 'acha absolutamente viável' realização do Carnaval em 2022

Governador da Bahia também se mostrou otimista com relação às atividades de turismo no próximo verão.

Vídeo

Santa Casa de Misericórdia inaugura 8 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta terça-feira 11.05:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram