Dom Itamar Vian

Para bem viver

Na vida, todos somos aprendizes. O aprendizado não é igual para todos. Logicamente, nossa felicidade, nossa realização e nosso sucesso passam pelo dia-a-dia. Alguém elencou alguns pequenos gestos que qualificam o agir humano e ajudam a viver, a conviver e a ter sucesso na vida. Aposte nestes pequenos gestos:

12/04/2021 às 14h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

DOMINE sua língua. Diga sempre menos do que pensa. Sobretudo, não diga coisas amargas e não fale nos momentos de irritação. Os antigos aconselhavam: na hora da irritação, contar até 10, antes de falar. Conserve a mente aberta para todas as questões. Diante de uma proposta nova, admita para você mesmo: talvez ele tenha razão. Existem sempre alternativas novas.

NUNCA deixe passar uma oportunidade para dizer uma palavra agradável à pessoa ou a respeito dela. Não guarde o carinho para as grandes ocasiões. O amor se revela nos pequenos gestos. Por isso, interesse-se pelos outros, pelas suas ocupações, pelo seu bem estar e pela sua família. É importante que os outros percebam que você está mesmo interessado neles. São Paulo aconselhava: alegrar-se com os que estão alegres e chorar com os que choram.

RECUSE-SE a falar das falhas – reais ou aparentes – dos outros. Procure falar apenas coisas boas dos outros e da vida. Mantenha o bom humor e a alegria mesmo quando as coisas não vão bem. O coração é seu, pode chorar, mas o rosto pertence aos demais e você deve sorrir. Com elegância, tente desviar conversas que difamam as pessoas. Abelha e vespa sugam a mesma flor, mas somente a abelha produz o mel. O bem sempre vence o mal.

NÃO DEIXE que as críticas o derrotem. Quando acontecerem, procure ver o que existe de real e não deixe que a amargura tome conta de seu espírito. A crítica pode mostrar seus pontos fracos e, neste sentido, ela trabalha a favor de você. A vida é curta demais para ser preenchida com amarguras. Saiba perdoar e perdoar-se. Todos somos humanos e podemos falhar.

PORTANTO, são pequenas ações e pequenos gestos que mostram o caráter de uma pessoa. Na vida existem poucas oportunidades para ser herói, mas nosso dia está marcado por pequenos gestos, que podem revesti-lo de grandeza e fazer a felicidade dos demais. Faça o que puder para fazer felizes todas as pessoas. E você, também, será feliz.

 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade