Acorda Cidade - Dilton Coutinho

22 de Abril de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Culinária

Todas as notícias
Publicado em 04/04/2021 14h54.

Domingo de Páscoa; conheça os benefícios do chocolate orgânico

A semente do cacau é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Domingo de Páscoa; conheça os benefícios do chocolate orgânico
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Gabriel Gonçalves

A produção do chocolate a partir do cacau orgânico tem sido desenvolvida em vários países. No Brasil, esse processo já é uma realidade na região Sul da Bahia. Técnicas de produção orgânica são facilmente adotadas nos cacaueiros, devido, principalmente, à natureza da cultura e às condições de produção dentro da mata.

Em Feira de Santana, o chocolate orgânico está presente em uma loja especializada neste tipo de alimento. De acordo com a comerciante, Renata da Silva Souza, todos os produtos são provenientes da agricultura familiar.

"Nossos produtos são provenientes da agricultura familiar e a Bahia Cacau é a primeira fábrica de chocolate por agricultura familiar no Brasil. Claro que além do chocolate, temos outros produtos aqui na loja que fazem parte de cooperativas parceiras e isso torna um produto mais saudável, acredito que hoje a sociedade esteja tomando consciência e estamos fazendo esse caminho de volta, as pessoas se interessam mais pelos produtos saudáveis, orgânicos, menos processados e com menos aditivos. Nossos produtos aqui não possuem aromatizantes, nem conservantes e com 70% de cacau, porque a nossa proposta é justamente comercializar um chocolate saudável", explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para Renata, a produção vinda da agricultura familiar, possui uma grande importância, pois destaca o trabalho que realizado por inúmeras famílias do campo.

"Nós nos preocupamos bastante e uma das conversas que tivemos com o presidente da fábrica, é quepossamos nos importar com o crescimento com quem está na ponta da corda, que são os agricultores familiares. Quando a gente compra um produto da agricultura, estamos beneficiando essas pessoas que mais precisam. A Bahia Cacau hoje tem 260 famílias envolvidas no plantio do cacau, na colheita para que se produza o chocolate que temos hoje aqui, então é importante que essas pessoas que são beneficiadas, possam crescer junto com a gente", disse ao Acorda Cidade.

A semente do cacau é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue. De acordo com Renata, além dos chocolates, existe o mel de cacau, bastante procurado por quem pratica atividades físicas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Em um contexto geral, estes produtos orgânicos são mais saudáveis, são antioxidantes e o cacau reduz o colesterol, ajuda no controle dos índices glicêmicos no sangue. Aqui também temos o mel de cacau, bastante vendido, pois ele tem o açúcar natural, a chamada frutose e muita gente que malha, vem aqui comprar para colocar nos 'shakes', isso se torna uma alimentação saudável e assim conseguimos atingir a nossa proposta. A gente sabe que são produtos com preços pouco mais elevados do que os tradicionais, mas são benéficos para a saúde", concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Versão saudável: como fazer trufa de coco com chocolate
Culinária

Versão saudável: como fazer trufa de coco com chocolate

Receita leva poucos ingredientes e é super prática.

Perfeito para os dias de chuva: confira receita clássica de chocolate quente
Culinária

Perfeito para os dias de chuva: confira receita clássica de chocolate quente

Bebida leva apenas cinco minutos para ficar pronta.

Confeiteiras apostam na produção de ovos de Páscoa diferenciados para aumentar lucros
Delícias da Páscoa

Confeiteiras apostam na produção de ovos de Páscoa diferenciados para aumentar lucros

Para a confeiteira Isabela Almeida, que tem uma doceria no bairro da Cidade Nova, em Feira de Santana, e há 7...

Vídeo

Chuva: moradores do bairro Baraúnas reclamam de prejuízos causados por alagamentos Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram