Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa; conheça os benefícios do chocolate orgânico

A semente do cacau é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue.

04/04/2021 às 14h54, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A produção do chocolate a partir do cacau orgânico tem sido desenvolvida em vários países. No Brasil, esse processo já é uma realidade na região Sul da Bahia. Técnicas de produção orgânica são facilmente adotadas nos cacaueiros, devido, principalmente, à natureza da cultura e às condições de produção dentro da mata.

Em Feira de Santana, o chocolate orgânico está presente em uma loja especializada neste tipo de alimento. De acordo com a comerciante, Renata da Silva Souza, todos os produtos são provenientes da agricultura familiar.

"Nossos produtos são provenientes da agricultura familiar e a Bahia Cacau é a primeira fábrica de chocolate por agricultura familiar no Brasil. Claro que além do chocolate, temos outros produtos aqui na loja que fazem parte de cooperativas parceiras e isso torna um produto mais saudável, acredito que hoje a sociedade esteja tomando consciência e estamos fazendo esse caminho de volta, as pessoas se interessam mais pelos produtos saudáveis, orgânicos, menos processados e com menos aditivos. Nossos produtos aqui não possuem aromatizantes, nem conservantes e com 70% de cacau, porque a nossa proposta é justamente comercializar um chocolate saudável", explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para Renata, a produção vinda da agricultura familiar, possui uma grande importância, pois destaca o trabalho que realizado por inúmeras famílias do campo.

"Nós nos preocupamos bastante e uma das conversas que tivemos com o presidente da fábrica, é quepossamos nos importar com o crescimento com quem está na ponta da corda, que são os agricultores familiares. Quando a gente compra um produto da agricultura, estamos beneficiando essas pessoas que mais precisam. A Bahia Cacau hoje tem 260 famílias envolvidas no plantio do cacau, na colheita para que se produza o chocolate que temos hoje aqui, então é importante que essas pessoas que são beneficiadas, possam crescer junto com a gente", disse ao Acorda Cidade.

A semente do cacau é rica em flavonoides como epicatequinas e catequinas, principalmente, além de ser rica em antioxidantes e, por isso, o seu consumo pode ter diversos benefícios para a saúde como melhorar o humor, o fluxo sanguíneo e regular o açúcar no sangue. De acordo com Renata, além dos chocolates, existe o mel de cacau, bastante procurado por quem pratica atividades físicas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Em um contexto geral, estes produtos orgânicos são mais saudáveis, são antioxidantes e o cacau reduz o colesterol, ajuda no controle dos índices glicêmicos no sangue. Aqui também temos o mel de cacau, bastante vendido, pois ele tem o açúcar natural, a chamada frutose e muita gente que malha, vem aqui comprar para colocar nos 'shakes', isso se torna uma alimentação saudável e assim conseguimos atingir a nossa proposta. A gente sabe que são produtos com preços pouco mais elevados do que os tradicionais, mas são benéficos para a saúde", concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade