Acorda Cidade - Dilton Coutinho

25 de Junho de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 02/04/2021 11h34.

Ex-morador de rua supera vício em drogas e conquista 920 pontos na redação do Enem em Teresina

Alexandre Camilo viveu por nove meses em situação de rua. Com o bom resultado no Enem, ele pretende cursar licenciatura plena em letras português.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ex-morador de rua supera vício em drogas e conquista 920 pontos na redação do Enem em Teresina
Foto: Arquivo Pessoal

Acorda Cidade

Após viver anos no mundo das drogas e ir parar nas ruas, Alexandre Camilo, de 55 anos, é exemplo de superação. Além de se livrar do vício, ele se casou e agora atingiu 920 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020: "Quero ser professor de letras".

Alexandre é carioca e foi para Fortaleza (CE) em busca de novas possibilidades, mas tornou-se dependente de drogas e viveu nove meses em situação de rua, antes de mudar-se para Teresina. A mudança de vida começou ao conhecer a Pastoral do Povo da Rua de Teresina, entidade credenciada à Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI).

Há dois anos, ele passou de usuário de drogas para colaborador da Pastoral, onde ajuda na recuperação de dependentes químicos. Graduado em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar, o objetivo de Alexandre agora é cursar Licenciatura Plena em Letras Português, para dar continuidade ao seu trabalho como escritor.

"Eu sou autor de um livro de poesias, lançado em 2020, e estou com outro quase pronto. Agora eu vou ter a possibilidade de entrar novamente na universidade, melhorar o meu português. Estou correndo atrás dos meus sonhos: ter uma família e escrever", contou.

Para o coordenador da Pastoral, padre João Paulo, o resultado de Alexandre é um incentivo à missão de acolher os moradores de rua. “É uma grande alegria e realização para nós da Pastoral ver a superação e evolução dos nossos acolhidos que estavam nas ruas. É o êxito do nosso trabalho sendo concretizado”, disse.

Segundo Alexandre, a pontuação na prova já era esperada. “Eu tinha certeza de que havia feito uma boa redação, mas quando a gente vê o resultado, se surpreende. Já tenho um curso superior, e infelizmente, ao longo do tempo, a vida nas drogas acabou me tirando tudo. Mas estou dando a volta por cima”, declarou.

Durante a preparação para o exame, Alexandre contou com o auxílio de livros e internet.

“Minha preparação foi através de videoaulas e um livro de gramática. Ter uma nota expressiva em uma prova tão concorrida quanto o Enem é uma satisfação muito grande, um reconhecimento da minha força de vontade e perseverança”, comemorou.

Fonte: G1

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Alunos da rede municipal aprendem sobre a cultura dos festejos juninos de forma remota
Feira de Santana

Alunos da rede municipal aprendem sobre a cultura dos festejos juninos de forma remota

Com a proposta de ampliar os vínculos familiares com a decoração da casa de cada aluno para a chegada do S...

Estudante comemora meta batida em vaquinha para estudar na Alemanha
Brasil

Estudante comemora meta batida em vaquinha para estudar na Alemanha

Autodidata compartilha dicas de idiomas em canal no YouTube

Comissão de Educação e Cultura da Câmara visita mais três escolas para fiscalizar as condições de retorno às aulas
Feira de Santana

Comissão de Educação e Cultura da Câmara visita mais três escolas para fiscalizar as condições de retorno às aulas

As visitações buscam cobrir diferentes perfis de unidades escolares, contemplando escolas do campo, da perif...

Vídeo

Prefeito de São Gonçalo dos Campos é conduzido para Delegacia após Forró Itinerante ser encerrado pela segunda vez Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quarta-feira 23.06:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram